A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 20 de novembro de 2024, no bairro Primeiro de Maio, em Vila Velha. A vítima, um homem de 29 anos, foi assassinada a tiros.
De acordo com as investigações, o crime foi motivado por disputas pelo controle do tráfico de drogas na região conhecida como “Grande Santa Rita”. A vítima estaria atuando como gerente do tráfico de drogas na localidade do Pingo D’Água (PCV) e foi morta por integrantes de uma facção criminosa rival, o Terceiro Comando Puro (TCP).
Durante as diligências, dois homens foram identificados como autores do homicídio. Um deles já foi preso, enquanto o outro permanece foragido. Mais detalhes da investigação foram divulgados em coletiva de imprensa na última terça-feira (20), na Chefatura de Polícia Civil.
Segundo o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Cleudes Junior, a vítima era originalmente vinculada ao TCP e passou a atuar na região da Grande Santa Rita, conhecida como “QG”, após a saída de um dos integrantes da facção. Com isso, o homem ganhou destaque nas bocas de fumo da região, atuando como gerente do tráfico.
No dia do crime, a vítima estava de bicicleta nas proximidades do QG quando foi surpreendida por dois indivíduos, de 27 e 24 anos. Conforme as investigações, no momento da abordagem, o homem de 29 anos estava armado com uma pistola calibre 9mm.
“O indivíduo de 24 anos teria se aproximado e efetuado os primeiros disparos contra a vítima. Após ela cair, o suspeito tomou posse da pistola que estava em sua cintura e realizou novos disparos. Em seguida, ambos fugiram do local”, detalhou o delegado Cleudes Junior.
No decorrer das investigações, a DHPP de Vila Velha identificou que o suspeito de 24 anos já era conhecido no meio policial e tinha um mandado de prisão preventiva decretado por outro homicídio ocorrido em janeiro de 2025, no bairro Rio Marinho, em Vila Velha. O homem é natural do estado de Minas Gerais, onde já havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
Após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos dois investigados. Em dezembro, o suspeito de 27 anos foi capturado pela equipe da DHPP de Vila Velha na região da Grande Santa Rita, próximo ao local do crime. Já o homem de 24 anos segue foragido da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com