Governo do Estado do Espírito Santo
26/01/2026 16h36

DHPP Vila Velha conclui inquérito que apurou homicídio no bairro Vale Encantado

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 26 de setembro do ano passado, no bairro Vale Encantado, em Vila Velha. Na ocasião, a vítima, um homem de 43 anos, foi assassinada a tiros.

De acordo com as investigações, a vítima era oriunda de um bairro vizinho dominado por uma facção criminosa rival à que atua na região do crime. Ainda segundo a polícia, o homem era usuário de entorpecentes e praticava furtos na localidade para sustentar o vício, circunstâncias que teriam motivado a execução.

Durante as diligências, um homem de 27 anos foi identificado como o autor do crime. Ele foi preso no âmbito da operação “Encanto Quebrado”, deflagrada no dia 27 de novembro do ano passado. Mais detalhes da investigação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (20), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Segundo o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Cleudes Júnior, o corpo da vítima foi localizado com diversas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo em uma região conhecida como “Pinicão”.

“A partir do homicídio, nós nos empenhamos enquanto DHPP. A equipe foi ao local, realizou os primeiros levantamentos e chegou à possível autoria”, explicou o delegado.

Ainda conforme Cleudes Júnior, o suspeito já havia sido preso dias após o crime, no mesmo bairro, portando duas armas de fogo calibre .380 e uma pistola calibre 9mm.

“Como o indivíduo já era investigado como possível autor do homicídio, solicitamos a perícia, pois no local do crime foram encontrados estojos calibre .380, e no corpo da vítima foram extraídos projéteis do mesmo calibre”, detalhou.

A perícia balística realizada pela Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) confirmou que uma das armas apreendidas foi utilizada tanto no homicídio quanto em uma tentativa de homicídio registrada no mês de junho. As investigações também apontaram que o suspeito tinha um vasto histórico criminal desde o ano de 2016, com passagens por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, além de ser investigado por outros três homicídios.

O homem é sobrinho de uma das principais lideranças do tráfico de drogas do bairro Vale Encantado, que já se encontra preso.

“Diante disso, representamos pela expedição de mandados de busca e apreensão em quatro endereços e pela prisão temporária do suspeito. Durante a operação ‘Encanto Quebrado’, cumprimos os quatro mandados e a prisão temporária”, destacou o delegado.

Na ocasião, o suspeito chegou a ser preso temporariamente, mas foi liberado após audiência de custódia. Após a conclusão do laudo balístico, as equipes policiais realizaram nova ação para efetuar a prisão.

Durante a abordagem, o homem estava na residência da companheira e tentou fugir pelo teto ao perceber a presença policial. O imóvel, de edificação alta, já estava cercado. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações Recursos Especiais (Core), que possibilitou a captura do suspeito.

Com a conclusão do inquérito, a DHPP de Vila Velha representou pela prisão preventiva do investigado, que atualmente responde como réu em ação penal.

“Ele foi indiciado por homicídio qualificado, pelo recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, e também pelo uso de arma de fogo de uso restrito, uma vez que a numeração da arma estava suprimida”, completou o delegado.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard