A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 07 de setembro do ano passado, no bairro Redenção, em Vitória. A vítima, um homem de 23 anos, foi assassinada a tiros.
Durante as investigações, um homem de 29 anos foi preso. Outro suspeito, de 18 anos, que era adolescente à época dos fatos, encontra-se preso por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo. Outros dois indivíduos foram indiciados e seguem foragidos.
Mais detalhes da investigação foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (22), na Chefatura de Polícia Civil.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a importância da colaboração da população para localizar os foragidos, por meio do Disque-Denúncia 181.
“O Disque-Denúncia 181 é uma ferramenta muito importante, que preserva a identidade de quem está denunciando. Pedimos à população que, caso saiba do paradeiro dos dois foragidos que assassinaram o rapaz com mais de 12 tiros, informe por meio do 181 para que possamos diligenciar e prendê-los”, destacou.
O delegado adjunto da DHPP de Vitória, George Zan, explicou que a vítima era moradora da região de Tabuazeiro e tinha envolvimento anterior com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Conforme as investigações, um dos executores do crime integrava a facção e teria furtado armas do grupo, passando a se aliar à facção rival Primeiro Comando de Vitória (PCV).
No dia do crime, o suspeito teria reconhecido a vítima no bairro Redenção e acionado outros integrantes do tráfico local com o objetivo de executá-la. Ainda segundo a investigação, o homicídio teria sido cometido como forma de o autor ganhar relevância na hierarquia da facção.
“No dia do crime, a vítima chegou à localidade em uma motocicleta, indo para a casa da namorada. Os quatro indivíduos o abordaram e determinaram que entregasse o aparelho celular. Dois o seguraram enquanto os outros verificaram o telefone”, detalhou o delegado George Zan.
Após analisarem o conteúdo do celular e constatarem o envolvimento da vítima com integrantes do tráfico da região de Tabuazeiro, os suspeitos executaram o homem com ao menos 12 disparos, atingindo as regiões da cabeça e do tórax.
“Após os disparos, diversas pessoas tentaram socorrer a vítima, mas os indivíduos armados impediram qualquer aproximação”, relatou o delegado.
Durante as investigações, foi deflagrada uma operação que resultou na prisão dos suspeitos de 29 e 18 anos, em uma localidade conhecida como “Beco do Jadê”, no bairro Nova Palestina, área dominada pelo tráfico de drogas em Vitória. Com eles, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro em espécie e uma pistola calibre 9mm com mira a laser.
Ainda durante a ação, foi cumprido um mandado de busca no bairro São Cristóvão, também em Vitória, com o objetivo de localizar os foragidos. No imóvel, foram encontrados entorpecentes e materiais utilizados para embalo de drogas, identificados com a sigla “PCV”, indicando a vinculação do suspeito à facção criminosa.
“Ainda há dois foragidos. Pedimos o apoio da população para colaborar com a DHPP de Vitória, indicando o possível paradeiro desses indivíduos”, reforçou o delegado George Zan.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com