Informações repassadas pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, na última sexta-feira (31), resultaram na localização e captura de um homem de 40 anos, procurado pela Justiça há 22 anos pelo crime de tentativa de homicídio ocorrido no bairro São Pedro, em Vitória.
Após a PCES receber informações sobre o paradeiro do foragido, ele foi localizado e capturado pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, no município de São Joaquim de Bicas (MG).
O capturado e outro homem, também de 40 anos, que foi preso à época, foram denunciados pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. O crime ocorreu no dia 5 de novembro de 2003, por volta das 15h15, no bairro São Pedro, em Vitória.
Conforme apurado pela denúncia e pelos depoimentos, a vítima estava na calçada, em frente à casa de sua namorada, quando os dois denunciados passaram pelo local de bicicleta, armados, e “encararam” a vítima. Momentos depois, os acusados retornaram. A investigação aponta que um deles voltou primeiro para dar cobertura ao comparsa, que, em seguida, largou a bicicleta, aproximou-se da vítima e efetuou vários disparos de arma de fogo contra ela.
O homicídio não se consumou, porque a vítima foi socorrida imediatamente pelo irmão da namorada dele e levada ao hospital, onde permaneceu internada por sete dias e passou por cirurgia (laparotomia).
A denúncia do Ministério Público classificou o crime como motivado por razão fútil. Durante as investigações, surgiram duas possíveis motivações: ciúmes ou tráfico de drogas. A namorada da vítima relatou em depoimento que o capturado já havia demonstrado interesse por ela e acreditava que o crime tenha ocorrido por ciúmes, após ela iniciar um relacionamento com a vítima. Já a vítima afirmou que o crime poderia estar relacionado ao tráfico de drogas, pois o autor acreditava que ela atuava como “olheira” para um traficante rival da região.
De acordo com o titular da Delegacia de Polícia de Vila Valério, delegado Erick Lopes Esteves, a prisão do foragido, 22 anos após o crime, reforça o compromisso do Estado do Espírito Santo com a persecução penal e o enfrentamento aos crimes contra a vida.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com