Governo do Estado do Espírito Santo
02/02/2026 12h26 - Atualizado em 02/02/2026 12h55

PCES, PCIES e EDP realizam fiscalização em distribuidoras de bebidas por furto de energia elétrica na Grande Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e de técnicos da EDP, concessionária de energia elétrica no Estado, realizam, na última terça-feira (27) e quarta-feira (28), fiscalizações em distribuidoras de bebidas para apurar a prática de furto de energia elétrica. Durante as fiscalizações, não havia responsáveis nos estabelecimentos no momento das perícias.


Na terça-feira (27), as fiscalizações ocorreram em estabelecimentos localizados nos bairros Maria Ortiz e Antônio Honório, em Vitória. Em um dos locais, no bairro Maria Ortiz, a perícia constatou a utilização de medidores de energia sem cadastro junto à EDP — conhecidos como “medidores fantasmas” — que alimentavam o comércio e outros espaços vinculados ao mesmo responsável. Os equipamentos não registravam o consumo de energia para fins de faturamento, impossibilitando a cobrança pela concessionária. Os medidores foram retirados e o local permaneceu desligado.


Ainda conforme apurado, o imóvel tinha contrato de fornecimento anteriormente suspenso por débitos junto à EDP. Nenhum responsável foi localizado no momento da fiscalização, e será instaurado inquérito policial para apurar os fatos.

Em outro estabelecimento fiscalizado no mesmo dia, no bairro Antônio Honório, também foi confirmada a ocorrência de irregularidades no fornecimento de energia elétrica. Diante de informações de que os responsáveis estariam vinculados a outro ponto comercial no bairro Grande Goiabeiras, as equipes realizaram nova averiguação. No local, a perícia identificou a utilização de medidor de energia sem cadastro, que foi removido pela EDP, resultando no desligamento da unidade. Não houve condução de responsáveis, e o caso seguirá sob investigação.

Já na quarta-feira (28), a fiscalização ocorreu em uma distribuidora de bebidas localizada no bairro São João, no município da Serra. A perícia constatou a manipulação interna do medidor de energia, com violação de lacres e danos permanentes ao equipamento, o que impedia o registro correto do consumo em uma das fases. A fraude era ocultada de forma que não pudesse ser identificada por pessoas leigas ou até mesmo por leitores de consumo. O medidor foi substituído, e a instalação permaneceu desligada em razão de débitos pendentes junto à concessionária.

Em todas as ocorrências, a EDP confeccionou os respectivos Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI), descrevendo as irregularidades encontradas. A Polícia Civil solicitará à concessionária planilhas com a estimativa do prejuízo causado, que servirão de base para a atuação do Ministério Público. Os fatos seguem sob investigação, com a instauração dos competentes inquéritos policiais.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard