Na última sexta-feira (30), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 16ª Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares, em ação conjunta com a Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Linhares, deflagrou uma operação policial no bairro Mata do Cacau, no município de Linhares, que resultou na prisão de um suspeito de 18 anos, investigado pela morte de um adolescente de 16 anos.
A ação é desdobramento de diligências investigativas que apuram o homicídio ocorrido no último dia 28, no bairro Mata do Cacau, quando a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou o suposto autor do crime, apontado como envolvido com o tráfico de entorpecentes na região. Com o avanço das diligências, a equipe policial localizou o imóvel onde o suspeito estaria escondido desde o dia 29 de janeiro, um dia após o homicídio, no mesmo bairro onde o crime foi praticado.
O local foi cercado para evitar fuga. Os policiais civis encontraram o suspeito no dentro da casa, acompanhado de outras pessoas. Inicialmente, o indivíduo tentou ocultar sua identidade, mas posteriormente confirmou seus dados pessoais.
Durante as buscas no imóvel, foi localizado um revólver calibre .38, escondido debaixo de uma cama, contendo cinco munições intactas e duas munições picotadas. Ao ser confrontado, o suspeito confessou a autoria do homicídio e afirmou ter utilizado a arma apreendida para cometer o crime. Segundo o relato, a motivação estaria relacionada a disputas pelo tráfico de drogas na região, uma vez que a vítima teria se mudado recentemente para o bairro com a intenção de atuar na venda de entorpecentes.
“A vítima já era conhecida das forças de segurança por envolvimento em homicídios ocorridos no bairro Nova Esperança no final do ano de 2025. À época, houve representação pela internação do adolescente junto ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), porém o Ministério Público emitiu parecer desfavorável e o pedido foi indeferido pelo Poder Judiciário”, informou o chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Linhares para os procedimentos de praxe, permanecendo à disposição da Justiça. A arma de fogo apreendida será encaminhada à Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) para a realização de perícia.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com