Governo do Estado do Espírito Santo
22/01/2025 11h44 - Atualizado em 22/01/2025 12h07

Ação conjunta entre DFRV e Guarda Municipal localiza desmonte de motocicletas na Serra

Foto: Alexandre Brito

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, localizou um desmonte de veículos no bairro Novo Horizonte, na Serra. A equipe chegou ao local após a investigação do furto de uma motocicleta no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

A moto objeto da investigação foi localizada no local totalmente desmontada, juntamente de diversas outras motocicletas produto de crimes. Além disso, foram identificados diversos materiais utilizados na adulteração de veículos, como ferramentas específicas e equipamentos para falsificação de documentos automotivos.

As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa na tarde do último dia 15 de janeiro, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a complexidade das operações contra o desmonte ilegal de veículos e a rapidez dos criminosos. “Essa é uma realidade que nos preocupa muito. Em questão de horas, uma moto pode ser furtada e completamente desmontada, como foi o caso que investigamos. É uma cadeia criminosa que envolve o furtador, o receptador e o adulterador, todos atuando de forma organizada para colocar as peças no mercado”, afirmou o delegado-geral.

Arruda pediu o apoio da sociedade para identificar e denunciar suspeitos, reforçando o uso do Disque-Denúncia 181.

O superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, elogiou o trabalho da equipe e ressaltou o empenho da DFRV. “Essa semana apresentamos dois casos relevantes envolvendo furtos de veículos e desmanches. A equipe tem se dedicado diariamente para alcançar resultados expressivos e combater essa prática criminosa que tanto prejudica os cidadãos”, pontuou.

O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes, explicou que a investigação contou com o auxílio do cerco eletrônico e de análises de inteligência. “A motocicleta foi rastreada até o bairro Novo Horizonte, onde conseguimos adentrar a residência, uma vez que o crime de receptação é permanente. No local, identificamos a conexão com uma associação criminosa composta por, ao menos, cinco indivíduos”, detalhou.

O delegado Luiz Gustavo Ximenes também apontou uma ligação entre o caso e operações anteriores, como a "Operação Zero Grau", que, no ano passado, resultou na recuperação de 13 motocicletas na Serra. Ele destacou que o principal adulterador de veículos do município, identificado nas investigações, tem mandado de prisão em aberto e segue foragido.

No imóvel onde o desmanche foi localizado, também foram apreendidos materiais, como notebooks, impressoras e equipamentos para falsificação de documentos e placas de veículos. Ximenes reforçou o alerta à população para evitar adquirir peças automotivas sem comprovação de origem. “Quem compra produtos de crime, seja pessoa física ou jurídica, também responde por receptação. É fundamental verificar a procedência antes de adquirir qualquer item”, enfatizou.

As investigações seguem. A sociedade pode colaborar com informações pelo Disque-Denúncia 181, que garante o anonimato do denunciante.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard