Polícia Civil do Espírito Santo
A Polícia Civil do Espírito Santo é o órgão da administração pública que tem por objetivo garantir a segurança e a preservação da ordem, a tranquilidade da população e seu patrimônio.
A Instituição está subordinada ao Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, e cumpre o papel de polícia judiciária, ou seja, investiga e produz inquéritos policiais que se transformarão em processos e serão remetidos à Justiça.
O trabalho da Polícia Civil se diferencia, pois atua após a ocorrência de um crime, empenhando-se para sua elucidação e repressão. Assim, ela contribui para a diminuição da sensação de impunidade. Por isso, se o cidadão for vítima de algum ato de violência, a orientação é procurar a delegacia mais próxima de sua casa ou perto de onde ocorreu o fato. A população também deve participar do combate à violência e denunciar os criminosos.
Dia do Policial Civil
O mês de junho é dedicado aos servidores Policiais Civis por ser o dia 12 do referido mês dedicado a Domingos Martins, herói capixaba e patrono da Polícia Civil do Estado. No Espírito Santo, o dia foi conclamado em homenagem a Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi morto no dia 12 de junho de 1871, no Estado da Bahia. No entanto, o Dia do Policial Civil é celebrado em diferentes épocas no Brasil. Se a história do Brasil mostra o exemplo de pessoas que tiveram seus nomes marcados e são lembrados até hoje como personagens importantes e como heróis, no Espírito Santo, Domingos José Martins poderia ser apontado como uma dessas figuras emblemáticas.
Bicentenário
No ano de 2008, foi comemorado o Bicentenário da Polícia Civil no Brasil. O primeiro registro de criação da Polícia é de 1808, ano em que o Rio de Janeiro tornou-se Capital do Reino Unido. A Polícia Civil no Brasil surgiu como ”Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil”. Suas atribuições à época eram controlar a entrada e a permanência de estrangeiros e regular a vida no Brasil. Em 1988, a nova Constituição da República consagrou as Polícias Civis como instituições constitucionais.
Segurança Pública, Polícia Civil e a Lei
Segundo o Artigo 144, da Constituição Federal, capítulo III, que traça diretrizes sobre a Segurança Pública:
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.”
E as Polícias Civis nesse contexto, como rege o parágrafo quarto do referido artigo, são:
“dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.”
De acordo com o artigo 127, da Constituição do Estado do Espírito Santo, os órgãos estaduais de segurança pública serão regidos por legislação especial que definiram suas estruturas, competências, direitos, garantias, deveres e prerrogativas de seus integrantes, de modo a assegurar a eficácia de suas atividades e atuação harmônica, respeitada a legislação federal.
Também resguarda a atuação da Instituição o artigo 128, da Constituição Estadual, no qual destaca que a Polícia Civil, dirigida por delegado de polícia de carreira, é essencial para a defesa dos indivíduos, da sociedade, do patrimônio e tem as funções de polícia judiciária, polícia técnico-científica e apuração das infrações penais, exceto as militares.
A Polícia Civil trabalha de maneira criteriosa e com grande respeito pelo cidadão, buscando estar cada vez mais próxima à comunidade capixaba. A atuação da Polícia Civil não se limita apenas a responsabilidade pela apuração das infrações penais, mas também oferece uma linha de trabalho social. São várias as unidades de atendimento para auxiliar a população, tais como a Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas, Delegacia de Pessoas Desaparecidas e Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos.
Cargos da Polícia Civil Capixaba
NATUREZA POLICIAL Delegado de polícia Oficial Investigador de Polícia |
NATUREZA POLICIAL PROFISSIONAL Psicólogo |
NATUREZA TÉCNICO-POLICIAL Fotógrafo criminal |