Governo do Estado do Espírito Santo

CURSOS OFERTADOS

Cursos de Formação

Os cursos de formação destinam-se à preparação profissional de pessoal para ingresso nos quadros da Polícia Civil. A ACADEPOL/ES forma Delegados de Polícia, Escrivães de Polícia, Investigadores de Polícia, Agentes de Polícia Civil, Peritos Oficias Criminais, Médicos Legistas, Auxiliares de Perícia Médico-Legal, Assistentes Sociais e Psicólogos, em cursos alinhados com as diretrizes da Matriz Curricular da SENASP, que apontam para o desenvolvimento da formação profissional dos agentes de Segurança Pública sob a égide dos Direitos Humanos e da civilidade ética e cidadã, pautando-se, ainda, na gestão pública focada na efetividade e eficiência de resultados, sobretudo para fornecer um serviço qualificado à sociedade capixaba.

Além disso, a ACADEPOL/ES, enquanto instituição de ensino especializado, técnico e profissional no âmbito da segurança pública e disciplinas afins, com finalidade de execução da política de capacitação e o desenvolvimento dos servidores policiais para o desempenho de suas competências e habilidades específicas e o seu desenvolvimento comportamental visando à profissionalização do serviço público, apresenta-se como uma instituição de grande expertise para a preparação profissional inclusive das Guardas Civis Municipais de municípios do Espírito Santo, ofertando cursos de formação profissional para a GCM de Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Linhares, Anchieta e outros municípios em fase de elaboração.

Para 2023, estão previstos os Cursos de Formação Profissional para Escrivães de Polícia e para Médicos Legistas, bem como de algumas Guardas Civis Municipais.

 

Cursos de Aperfeiçoamento

Os cursos de aperfeiçoamento visam à ampliação e à complementação de conhecimentos, resultando em melhoria do desempenho profissional do policial civil.

O principal curso de aperfeiçoamento ofertado pela ACADEPOL/ES é o Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Profissional (CAP) para habilitação ao processo promocional dos servidores Policiais Civis do ES, lançado anualmente para cada ciclo promocional. Atualmente, as disciplinas do Curso de Aperfeiçoamento Técnico- Profissional são realizadas integralmente na modalidade a distância (on-line), em parceria com a Rede Nacional de Educação a Distância em Segurança Pública (Rede EaD) da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Cursos de Especialização

Os cursos de especialização têm como finalidade a preparação de especialistas em determinados campos de atividade.

Cursos de Atualização

Os cursos de atualização têm o propósito de atualizar o pessoal do Quadro da Polícia Civil em novos métodos, técnicas e procedimentos de trabalho.

Recentemente, a ACADEPOL/ES ofertou curso de atualização para Peritos Oficiais Criminais recém-nomeados em concurso público, visando à ampliação e à complementação de conhecimentos em suas diversas áreas de atuação. Ofertou, também, atualização em Sistema DEON e abordagens policiais.

Para 2023, estão previstos cursos de atualização também em Sistema DEON e em pistolas Glock G17 e G22.

Treinamentos

Os cursos de treinamento objetivam a capacitação eminentemente prática do policial em determinada atividade.

Recentemente, a ACADEPOL/ES ofertou treinamento para implementação do PJe Criminal a Delegados, Escrivães e Escrivães ad hoc da PCES.

Para o ano de 2023 já estão previstos treinamentos em armas longas (fuzil, submetralhadora, carabinas, espingardas), em Spark, em identificação veicular, treinamento para atividades de inteligência, treinamento para tiro em baixa luminosidade, dentre inúmeros outros em fase de elaboração.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard