Governo do Estado do Espírito Santo

Delegado-geral da Polícia Civil

DELEGADO JOSÉ DARCY SANTOS ARRUDA

Delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo

 

Formação

José Darcy Santos Arruda nasceu na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Graduado em direito pela Faculdade de Ensino Superior de Barra Mansa (1985), ingressou na carreira de delegado de polícia no Espírito Santo em 1992.  Possui especialização em Gerenciamento de Conflitos e Situações de Crise com Tomada de Reféns pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul/MJ (2001) e em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). (Currículo Lattes). 

 

Atuação Profissional

Ao longo da carreira trabalhou como titular das Delegacias de Barra de São Francisco, Conceição do Castelo, Crimes Contra a Vida de São Mateus; e na 7ª Delegacia Regional - Cachoeiro de Itapemirim, na 5ª Delegacia Regional - Guarapari, e na  1ª Delegacia Regional - Vitória. 

Em relação às unidades especializadas, José Arruda foi chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), da Delegacia Especializada de Roubo a Banco (DRB), da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) e da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).

Já foi subsecretário de Estado de Inteligência e Integração Correcional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social; corregedor-geral e chefe de gabinete da PCES. Antes de assumir o cargo de delegado-geral, em 01 de janeiro de 2019, chefiava a Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

Além disso, ainda ministra aulas de direito penal para a graduação universitária.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard