Governo do Estado do Espírito Santo

Perguntas Frequentes

Como faço para tirar Carteira de identidade?

Deve se dirigir a um Posto de Identificação e levar alguns documentos necessários.

Os documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes:

a. 01 foto 3x4 recente (fundo claro); colorida ou preto e branco e em Papel liso e brilhante;

b. Adolescentes e adultos do sexo masculino deverão ser fotografados com camisa com colarinho;

c. Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada);

d. Comprovante de pagamento da taxa;

e. Comprovante de residência;

f. CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.

Para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, o cidadão deverá efetuar o pagamento da taxa DUA.

 

Como emitir o comprovante de pagamento da taxa - DUA ELETRÔNICA

1. Acesse a página http://e-dua.sefaz.es.gov.br/aplicacoes/consulta_taxas.asp

2. digite no formulário a palavra identidade,

3. Basta escolher o item desejado.

Onde estão localizados os Postos de Identificação na Região Metropolitana?

VITÓRIA

Casa do Cidadão

Para solicitar o documento, o cidadão de Vitória deve fazer o agendamento eletrônico. Para acessar, basta entrar no endereço eletrônicohttp://agendamento.vitoria.es.gov.br, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

O serviço, que é uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória, disponibiliza, diariamente, 80 senhas para atendimento. Os agendamentos são vinculados ao CPF e o cidadão pode marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis subsequentes. A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida, ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5515 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Um atendente irá auxiliar no agendamento.

Endereço: Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé.

 

VIANA

Centro Integrado de Cidadania

Av. Guarapari, s/nº - Caxias do Sul

Tel. (27) 3396-0494

  

VILA VELHA

Boulevard Shopping - Rodovia do Sol, 500, Itaparica, Vila Velha

Tel. (27) 3229-8083

 

SERRA

Pró-cidadão - antigo Shopping Norte
Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5416 - Portal de Jacaraípe

CEP: 29173-915

Tel. (27) 3328-7020

 

CARIACICA

Faça Fácil

Av. Aloizio Santos, 500 Santo André, em frente ao terminal de Campo Grande.

OBS.: SOMENTE NO FAÇA FÁCIL CARIACICA NÃO É NECESSÁRIO APRESENTAR FOTO

Como faço para retirar o Atestado de Antecedentes Criminais?

O Atestado de Antecedentes criminais é um documento fornecido pelo Departamento de Identificação – DEI – da Polícia Civil.
Seu objetivo é informar a inexistência de registro de antecedente criminal do cidadão, considerando sua situação no momento da pesquisa.

A validade do atestado é de 60 dias. Após este prazo já é possível fazer nova validação.

Clique aqui para iniciar a consulta: http://rgantecedentes.sesp.es.gov.br/rgantecedentes/faces/jsp/pesquisa_antecedente.jsp?site=1      

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