A Assessoria de Planejamento, Projetos e Modernização da Gestão – APPMG foi criada por meio do Decreto 4266-R de 05/07/2018 e possui como atribuições, definidas na IS nº 574:
Art. 2º - A APPMG, chefiada por Delegado de Polícia de Carreira, tem atribuições de coordenar o planejamento estratégico, o Escritório de Projetos e o Escritório Local de Processos e Inovações, e
ainda:
I – prover assessoria ao Delegado Geral e ao Delegado Geral Adjunto nas matérias concernentes aos planejamentos, projetos, processos, inovações e modernização da gestão, inclusive quando da
deliberação de investimentos pelo FUNREPOCI – Fundo Especial de Reequipamento da POLÍCIA CIVIL;
II – coordenar a elaboração, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico e elaborar o Mapa Estratégico Institucional;
III – gerenciar os programas e projetos institucionais, monitorar, avaliar o seu desempenho e dar ampla publicidade à integrantes da instituição e a toda sociedade;
IV – propor e elaborar atos normativos, metodologias e outras ações de modernização da gestão, bem como fomentar a participação de todas as estruturas e níveis de gestão da instituição, para o desenvolvimento de inovações tecnológicas, metodológicas e de processos para melhorias dos resultados na prestação e serviços à sociedade capixaba;
V – participar de reuniões e ações de integração junto às demais Secretarias de Estado com atribuições para o planejamento estratégico, gestão de projetos, gestão de processos e inovações, bem como participar de comitês ou comissões referentes aos temas de suas atribuições;
VI – fomentar ações para o desenvolvimento da cultura institucional de planejamento estratégico, de gerenciamento de projetos, processos e inovações;
VII – atuar na busca de captação de recursos públicos e privados, por emendas parlamentares, fundos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública ou outras fontes para financiamento do investimento institucional;
VIII – Realizar Visitas Técnicas em Brasília periodicamente ou sempre que necessário para apresentação de projetos institucionais, participação em eventos, tratar assuntos de interesses da PCES, como capacitações e treinamentos ou ainda outras ações que visem dar efetividade ao previsto no inciso anterior.
IX – Identificar boas práticas de gestão, planejamento, projetos, processos e inovações, em outras instituições públicas ou privadas, no estado do Espírito Santo ou outras unidades da federação, realizando visitas se necessário;
X – atuar em colaboração na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da PCES.
A Assessoria de Planejamento, Projetos e Modernização da Gestão – APPMG possui como atribuições:
I. Coordenar o planejamento estratégico, o Escritório de Projetos e o Escritório Local de Processos e Inovações;
II. Assessorar à Alta Gestão quanto a planejamento, projetos, processos, inovações, modernização da gestão e deliberações quanto a investimentos;
III. Coordenar a elaboração, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico e elaborar o Mapa Estratégico Institucional, fomentando ações para o desenvolvimento da cultura institucional de planejamento estratégico, de gerenciamento de projetos, processos e inovações;
IV. Gerenciar os programas e projetos institucionais;
V. Propor e elaborar atos normativos, metodologias e outras ações de modernização da gestão, além de propor inovações tecnológicas;
VI. Atuar na busca de captação de recursos públicos e privados, por emendas parlamentares e fundos diversos;
VII. Identificar boas práticas de gestão, planejamento, projetos, processos e inovações, em outras instituições públicas ou privadas, dentro e fora do Estado;
VIII. Atuar em colaboração na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da PCES.