Governo do Estado do Espírito Santo
16/10/2024 09h59

Ação conjunta resulta na prisão de suspeito de latrocínio de psicólogo em Guarapari

Foto: Adriana Nascimento Amaral
superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski; delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda; titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, delegada Rosane Cysneiros e o agente Roger, do Cerco Inteligente da PCES.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Guarapari e com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu um homem de 21 anos, suspeito de ser o autor do latrocínio do psicólogo Silvestre Falcão Santana, de 56 anos, cujo corpo foi encontrado no último domingo (13) em seu apartamento, no bairro Praia do Morro, em Guarapari. O indivíduo foi preso nessa segunda-feira (14), no bairro Interlagos, em Vila Velha.

A partir da apuração das primeiras informações, ficou constatado que se tratava de crime de latrocínio. A investigação apontou que o indivíduo matou Silvestre Falcão Santana com o objetivo de roubar itens, como uma caminhonete e cartões de crédito. Devido à proximidade com a vítima, ele usou um computador no apartamento para imprimir as senhas dos cartões.

A investigação indicou que a morte ocorreu na sexta-feira (11), porém o corpo foi encontrado somente no domingo (13). Nos dias posteriores à morte do psicológo, o suspeito chegou a comprar roupas e alianças e saiu com a namorada para procurar um terreno. “Tudo indica que o crime foi premeditado. Horas antes do crime, ele enviou uma mensagem para a namorada informando que passaria alguns dias com o veículo do tio, que era como ele chamava a vítima”, disse a titular do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, delegada Rosane Cysneiros.

Durante a noite de sexta-feira (11), o suspeito preparou uma janta para a vítima e, por volta de 21 horas, iniciou uma série de agressões. Posteriormente, utilizou uma arma branca para matar o psicólogo. “Nenhuma motivação justifica a crueldade que ele cometeu esse crime. Foram muitas agressões físicas. A compleição física e a jovialidade do suspeito dificultaram a defesa da vítima. Mesmo com a vítima caída e com diversos ferimentos, o suspeito desferiu golpes de arma branca em seu pescoço”, explicou a delegada Rosane Cysneiros.

Após cometer o crime, o indivíduo acessou o computador da vítima e imprimiu um documento onde continham todas as senhas de banco do psicólogo. O suspeito deixou a residência em posse dos cartões e do veículo da vítima. “Ele tinha acesso ao arquivo onde estavam guardadas as senhas, a senha do computador e do celular. Era uma pessoa que a vítima tinha extrema confiança”, relatou a delegada.

Já no sábado (12), de posse dos cartões da vítima, o suspeito comprou roupas e uma aliança para a namorada. “Após o crime, o indivíduo foi a dois cultos. Ele também se organizou para comprar um terreno e vender o veículo da vítima. No momento em que se deslocava para efetuar a compra do terreno, ele foi abordado e preso”, informou a delegada Rosane Cysneiros.

O suspeito, de 21 anos, foi autuado em flagrante por latrocínio e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari. O inquérito segue em andamento e será relatado à Justiça, assim que for finalizado.



Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard