Governo do Estado do Espírito Santo
10/08/2023 16h46

Deic de Aracruz elucida série de furtos a estabelecimentos comerciais e prende cinco suspeitos

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Aracruz, elucidou uma série de furtos a estabelecimentos comerciais nas regiões de Jacupemba e Guaraná, também no município de Aracruz. Foram presos, até o momento, cinco suspeitos. A investigação teve início no dia 24 de abril deste ano, após um furto ocorrido em Jacupemba, e segue em andamento.

Por meio de análise de câmeras de videomonitoramento e denúncias ao Disque Denúncia 181, a polícia conseguiu averiguar a existência de uma associação criminosa, composta por seis membros, sendo um deles um adolescente. De acordo com as investigações, a associação cometeu cinco arrombamentos a comércios: dois no mês de janeiro, um em abril e dois em julho.

O titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Aracruz, delegado Leandro Sperandio, revelou como ocorriam os assaltos. “A associação criminosa vinha do município de Linhares até Aracruz durante a madrugada, se aproximava e arrombava os comércios da região. Os assaltantes subtraíram tudo que havia dentro dos estabelecimentos”, explicou.

Ainda segundo o delegado, os alvos dos assaltantes costumavam ser os comércios de vestuários. “Roubavam roupas, tênis, eletrônicos e bijuterias. Em um desses assaltos a polícia conseguiu recuperar parte desses objetos”, afirmou Sperandio.

Os produtos roubados eram vendidos pela internet em sites de compras e no comércio de Linhares. O prejuízo para os comerciantes de Aracruz chegou a cerca de R$ 300 mil. Os investigados confessaram os crimes, alegando o uso de drogas e dívidas. “As associações criminosas costumam realizar os crimes em outras regiões na tentativa de ludibriar as ações policiais, mas após as prisões a polícia conseguiu estabilizar e reduzir o número de arrombamentos”, pontuou o delegado Leandro Sperandio.

Os cinco detidos foram autuados por furto qualificado mediante concurso de pessoas mediante arrombamento, associação criminosa, repouso noturno e corrupção de menor.

 

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard