Governo do Estado do Espírito Santo
14/11/2025 12h07

Deic de Guarapari deflagra operação ‘Protocolo Fantasma’ e prende casal suspeito de estelionato

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, deflagrou, nesta quinta-feira (13), a operação ‘Protocolo Fantasma’, dando cumprimento a mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar expedidos contra uma mulher de 46 anos e um homem de 49 anos.

Por meio do sistema Cerco Inteligente do Governo do Estado, foi identificado que o veículo, utilizado pelos investigados, havia deixado uma residência localizada no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha, deslocando-se em direção ao município de Guarapari.

Diante das informações em tempo real, as equipes policiais se posicionaram estrategicamente e realizaram a abordagem do veículo no bairro Santa Mônica, às margens da Rodovia do Sol, em Guarapari. No automóvel estavam os investigados, ambos alvos de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Após a abordagem, o casal foi conduzido à Delegacia Regional de Guarapari, para apresentação formal à autoridade policial. Na unidade, após os procedimentos de praxe, a mulher permaneceu sob custódia, enquanto o homem, de forma voluntária e sem oferecer resistência, acompanhou a equipe policial até a residência situada em Ponta da Fruta, onde foi cumprido o mandado de busca e apreensão.

A operação foi desencadeada após diversos comerciantes da região de Buenos Aires, em Guarapari, registrarem boletins de ocorrência de crimes de estelionato, onde os suspeitos se apresentavam como despachantes de registros de marcas e patentes.

Após a contratação do serviço, os comerciantes eram induzidos a efetuar pagamentos aos suspeitos sob argumentos de taxas de registro de suas marcas. Entretanto, o serviço não era prestado.

“Além disso, os suspeitos criavam diversas linhas telefônicas e mantinham contato com os comerciantes, passando-se por terceiros potenciais compradores de suas marcas, gerando a necessidade da contratação dos serviços. Somados os prejuízos das vítimas, o golpe gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil”, explicou a titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, delegada Rosane Cysneiros.

A mulher presa na operação de hoje já responde na Justiça por crime de estelionato praticado no ano passado, no município de Vitória, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão em bairros de alto padrão.

Após os procedimentos de praxe, os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde seguirão à disposição da Justiça. 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard