14/09/2021 14h34 - Atualizado em 14/09/2021 14h36

Deic de Guarapari prende em flagrante empresário e funcionário suspeitos de estelionato

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, prendeu em flagrante delito um empresário de 31 anos e um funcionário dele, de 27 anos, por estelionato e formação de associação criminosa. A prisão ocorreu na noite da última quinta-feira (09) e foi divulgada nessa segunda-feira (13), em entrevista coletiva.

As apurações revelaram que os detidos vinham utilizando dados de cartões de créditos de terceiros, obtidos de forma ilícita, para realizar compras fraudulentas no comércio local de Guarapari. As investigações tiveram início quando o proprietário de uma grande loja de departamentos procurou a delegacia, relatando que o estabelecimento vinha sendo vítima dessa associação criminosa desde 03 de agosto de 2021, data em que foi realizada a primeira compra.

“O dono da loja informou que havia registrado compras realizadas com cartões de crédito distintos e com endereço de entrega sempre no mesmo local, um restaurante localizado em Guarapari. Após realizar a primeira entrega, a compra foi estornada pela operadora de cartão de crédito, que constatou fraude no uso dos dados. A loja ficou no prejuízo”, relatou o titular da Deic de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues.

Depois desta, outras duas compras foram feitas por meio da internet, com o mesmo endereço de entrega. O dono da loja de departamentos, percebendo que poderia ficar no prejuízo, adiou a entrega e acionou a polícia. Diante da demora na entrega, os suspeitos desenvolveram um segundo passo na ação criminosa: utilizaram os dados pessoais da dona do imóvel onde funciona o restaurante, uma idosa de 88 anos, para adquirir uma linha telefônica e, por meio do WhatsApp, fizeram contato com a loja se passando por um familiar dela e reclamando da entrega.

“Na quinta-feira, policiais civis da Deic de Guarapari acompanharam, à distância, a entrega. Ao constatarem que o funcionário da empresa, na qual se deu a entrega, se apresentou para receber as mercadorias com o nome falso anteriormente repassado por telefone, foi dado voz de prisão a ele. O empregado preso logo informou que vinha recebendo as mercadorias a mando de seu empregador. Diligências posteriores levaram à prisão do empregador, que compareceu na delegacia alegando inocência sua e de seu funcionário, almejando a liberação de ambos”, contou o delegado.

Os detidos foram autuados, em flagrante, pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari, onde permaneceram até ulterior deliberação judicial. A investigação segue em andamento, pois apontam que os detidos agiam em associação com outras pessoas e que outros estabelecimentos comerciais podem ter sido vítimas da ação criminosa.

Orientações para uso seguro de cartões de crédito

Na entrevista coletiva, a superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegada Andreia Maria Pereira dos Santos, deu orientações sobre o uso de cartões de crédito, tanto em estabelecimentos físicos quanto em transações on-line.

A suspeita é de que os dados dos cartões sejam obtidos em transações nas lojas físicas, por pessoas que se empregam nos estabelecimentos com esse objetivo. Depois, disponibilizados para membros do grupo criminoso para que as compras fraudulentas sejam realizadas em outros Estados.

“Uma medida de segurança é desabilitar os cartões de crédito para compras on-line. Quando for realizar alguma transação pela internet, o usuário deve utilizar o cartão digital, hoje disponibilizado pelas operadoras para dar mais segurança nessas transações”, orientou a delegada.

Texto: Camila Ferreira

Atendimento à Imprensa: