A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), prendeu um homem, de 22 anos, investigado por uma tentativa de latrocínio cometida contra uma mulher, de 33 anos, no dia 10 de outubro de 2025, na Rodovia do Contorno, na Serra.
As informações foram divulgadas em coletiva nessa terça-feira (10), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
Na ocasião, a vítima havia acabado de sair da empresa onde trabalha quando foi surpreendida por quatro indivíduos que estavam em um veículo. Ao desembarcarem do carro, eles anunciaram o assalto e tentaram roubar o automóvel da mulher.
Assustada, a vítima tentou fugir do local, momento em que os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra o veículo, atingindo o pneu e o vidro traseiro. A mulher perdeu o controle da direção e colidiu no acostamento. Em seguida, os criminosos a alcançaram e exigiram o aparelho celular. Eles ainda tentaram fugir com o carro da vítima, mas não obtiveram êxito devido ao pneu danificado.
Além disso, os suspeitos ameaçaram uma testemunha que estava no local. Posteriormente, fugiram utilizando o veículo empregado na ação criminosa, levando o celular da vítima.
Durante as investigações, a equipe do Deic analisou imagens de videomonitoramento e utilizou ferramentas de inteligência para identificar o veículo utilizado no crime. A apuração levou até a esposa de um dos envolvidos, apontado como o autor dos disparos.
“As imagens e os levantamentos realizados permitiram identificar o veículo e chegar à origem da venda, o que nos levou até a esposa do atirador”, detalhou o chefe do Deic, delegado Gabriel Monteiro.
As investigações indicaram ainda que o aparelho celular da vítima estaria na região onde o suspeito e a esposa residiam. A vítima e a testemunha foram intimadas para prestar depoimento e reconheceram o investigado por meio das imagens colhidas.
Ao tomar conhecimento de que estava sendo procurado, o suspeito deixou o local onde residia. Informações anônimas indicaram que ele estaria circulando com outro veículo roubado no mês de setembro.
Com base nas informações levantadas, os policiais montaram um cerco e efetuaram a prisão em flagrante do homem, que estava em posse de um veículo com registro de roubo ocorrido em novembro de 2025 e que circulava com placas adulteradas.
“Montamos um mapeamento e conseguimos efetuar a prisão em flagrante. O veículo estava roubado e adulterado”, destacou o delegado.
O suspeito responderá pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação e pelo cumprimento do mandado de prisão referente à tentativa de latrocínio. Em depoimento, ele confessou participação no crime, mas não revelou a identidade dos comparsas.
O inquérito policial foi concluído e, com a apreensão do aparelho celular do investigado, foi realizada extração de dados mediante autorização judicial, com o objetivo de identificar os outros três envolvidos.
A Polícia Civil solicita que qualquer informação sobre os demais suspeitos seja repassada, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com