A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), prendeu, no último dia 31 de julho, duas mulheres grávidas, de 29 anos e 23 anos, ambas investigadas por armazenar drogas e armas de fogo. A mulher de 29 anos foi autuada na região de Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. Já a mulher de 23 anos, foi localizada no município de Viana. Durante a ação em Vila Velha, foram apreendidas cinco pistolas, 10 carregadores de pistola e quatro carregadores “caracol”.
“Nos chamou atenção que os materiais, drogas e armas de fogo, estavam em poder de duas mulheres grávidas. Isso nos preocupa, pois a criança cresce nesse ambiente e olha com normalidade o familiar participar do tráfico de drogas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.
A primeira autuação ocorreu no bairro Arlindo Villaschi, em Viana. De acordo com investigações, realizadas em conjunto com o setor de inteligência, uma residência no local estaria sendo usada como depósito para armazenar drogas. “A residência pertencia a uma mulher grávida de 23 anos, que tem outros três filhos. A droga ficava em um cômodo fechado, e os traficantes frequentavam a residência para poder retirar os entorpecentes”, explicou a delegada adjunta do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), Larissa Lacerda.
Ainda segundo a delegada, a mulher detida disse que não sabia do que se tratava, que havia conhecido o dono das drogas a pouco tempo e que não tinha contato com ele. No local foram apreendidos 3.875 pinos de cocaína e uma arma de fogo calibre 9 milímetros.
No mesmo dia, aconteceu a segunda autuação, dessa vez, no bairro Normília da Cunha, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. A região é conhecida por ser dominada por uma facção criminosa. Os traficantes chegaram a alugar uma residência e pagar as despesas para a suspeita, para que ela armazenasse armamentos no local.
Na residência foram apreendidos, dentro de uma mochila, cinco pistolas, 10 carregadores de pistola, quatro carregadores “caracol” e 50 munições. De acordo com o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), delegado Tarcísio Otoni, o tráfico utiliza essas pessoas para diminuir a vigilância sobre as atividades ilícitas. “Contratam mulheres grávidas, pois elas têm o direito de cumprir a pena em casa, por terem filhos pequenos. O tráfico explora as brechas da lei”, pontuou.
Na hora da abordagem a mulher de 29 anos passou mal e foi encaminhada para o hospital, sem prestar depoimento. A suspeita tem passagem por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A mulher de 23 anos foi autuada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Já a mulher de 29 anos foi autuada por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ambas foram encaminhadas para presídios, seguindo em prisão preventiva.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com