A equipe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) realizou, na última quinta-feira (04), uma operação policial, no bairro Barcelona, na Serra, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na região. Durante a ação, um homem de 29 anos, suspeito de guardar e comercializar entorpecentes e insumos para distribuição em várias "bocas de fumo" no município, foi preso. Na residência dele, foram apreendidas seis armas de fogo, 260 quilos de ácido bórico, 280 mil pinos de cocaína vazios, além de um quilo de crack.
De acordo com o titular do Denarc, delegado Tarcísio Otoni, o homem foi investigado por participar da logística do tráfico de drogas, estando associado para fornecer insumos, como matéria-prima para a mistura utilizada para aumentar o volume das drogas, e embalagens para fazer o envasamento da cocaína. Ele também é suspeito de comercializar armas para o tráfico de drogas.
“Grande parte dos materiais ilícitos era adquirida pelo e-commerce, chegando à sua residência pelo serviço postal dos correios. Em relação às drogas e às armas, ele viajava para São Paulo para comprá-los e enviava para a sua casa, na Serra. Descobrimos também que ele receptava armas de fogo furtadas na Grande Vitória. Exemplo disso, foi uma pistola de calibre .38 de um inspetor penitenciário que teve a sua casa furtada no final de 2021, quando a arma foi subtraída”, contou.
Segundo a delegada-adjunta do Denarc, Larissa Lacerda, com posse das informações, a equipe de investigação, após a realização de vigilância no endereço do investigado, logrou êxito em identificar o exato momento em que o suspeito recebia mais mercadorias ilícitas na sua casa para distribuição para o narcotráfico.
“Na posse do investigado foram apreendidas três pistolas, dois revólver de calibre .38, 33 munições do mesmo calibre, 272 munições de calibre .32, 55 munições de calibre .40, além de 280 mil pinos de cocaína vazios, 260 quilos de ácido bórico, um quilo de crack e R$ 1.475,00, em espécie. As investigações apontaram que o suspeito faz esse trabalho há cerca de dois anos, comprando os materiais e vendendo para traficantes do município da Serra”, informou.
Durante o decorrer das investigações, foi constatado que o homem abriu uma empresa com um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A loja serviria como fachada, no intuito de enganar as autoridades policiais e os correios que monitoram as encomendas. Na ficha criminal do suspeito consta que ele já cometeu crime de homicídio em 2016, no entanto, responde o processo em liberdade.
O suspeito foi autuado em flagrante delito por comercializar armas de fogo, drogas e insumos para o tráfico, além de receptação de objeto furtado. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para descobrir quem são as pessoas que adquiriram materiais ilícitos com o suspeito.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111