A equipe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) prendeu um empresário de 29 anos, na última nessa sexta-feira (24), e fechou um laboratório clandestino de anabolizantes que o suspeito mantinha em Vila Velha, com distribuição do material para todo o Brasil. No local, foram apreendidos maquinário, insumos, arma, munições, balança de precisão, bomba de vácuo, tanque de esterilização e muitos anabolizantes e medicamentos. As informações foram repassadas em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (27), na Chefatura da Polícia Civil do Espírito Santo, em Vitória.
A equipe do Departamento vinha investigando, desde 2020, o comércio ilegal de medicamentos sem o controle da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) e sem prescrição médica. De acordo com o titular do Denarc, delegado Tarcísio Otoni, os policiais, ao fazerem um trabalho de campo, conseguiram identificar o indivíduo que é dono de uma loja de suplementos, no bairro Santa Mônica, em Vila Velha. “Ele acessava o depósito e pessoalmente entregava os remédios para os motoboys que faziam a entrega desses anabolizantes na Grande Vitória, no interior do Estado, e para outros Estados da Federação, pelo serviço de entrega postal”, explicou.
O empresário foi monitorado pela equipe de campo e pelo serviço de inteligência do Departamento e foi identificado o depósito. Durante o flagrante delito, o suspeito estava entregando uma sacola contendo anabolizantes para um motoboy.
A equipe, ao entrar no depósito, descobriu que o imóvel funcionava também como um laboratório clandestino. No local havia vários equipamentos e adesivos da sua própria marca de anabolizantes, que era vendida para todo o território nacional.
O empresário foi autuado em flagrante delito por venda ilegal de medicamentos e porte regular de arma de fogo, sendo encaminhado para a unidade prisional, ficando à disposição da Justiça.
Medicamentos
O empresário não tinha formação nem em Química, nem em Farmácia para fabricar medicamentos e prescrever receitas médicas. De acordo com a delegada adjunta do Denarc, Larissa Lacerda, no local foram encontrados três tipos de anabolizantes, e na sua maioria eram de uso veterinário, não sendo de utilização para humanos. Além disso, o investigado tinha remédios controlados que necessitam de prescrições médicas. Esses medicamentos eram vendidos junto com os anabolizantes, para aumentar a eficácia ou para prevenir alguns efeitos colaterais dos anabolizantes.
“Os anabolizantes têm efeitos maléficos para quem os consome. O empresário tinha medicamentos para reparar os danos causados pelos anabolizantes, além disso, clandestinamente, ele fabricava os anabolizantes sem a autorização da Agência Sanitária”, explicou.
Durante as diligências foram encontradas 250 ampolas de medicamentos prontas, totalizando R$ 100 mil de material clandestino. As investigações apontaram que as ampolas eram vendidas sem receita médica, por aproximadamente R$ 350 cada unidade.
O detido foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e o Inquérito Policial segue em andamento. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou diretamente ao Denarc.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111