A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, cumpriu um mandado de prisão temporária, em desfavor de um homem de 36 anos suspeito de participar de um homicídio ocorrido em fevereiro de 2022, no bairro Alecrim, em Vila Velha. A ordem judicial foi cumprida, nessa quarta-feira (04), na Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV 2), onde o investigado já estava preso por outro crime desde 24 de março.
O delegado da DHPP de Vila Velha, Alan Andrade, responsável pelas investigações, informou que o detido é suspeito de fazer parte do grupo que atirou contra Ataliba Oliveira Souza, de 19 anos, no dia 28 de fevereiro. Na ocasião, os criminosos invadiram a residência da vítima e efetuaram vários disparos, fugindo em seguida. Ataliba Oliveira Souza foi morto na presença da esposa.
A investigação da DHPP de Vila Velha indica que a motivação está relacionada à guerra entre traficantes dos bairros Ilha da Conceição e Alecrim. "Os grupos criminosos dos bairros Ilha da Conceição e Alecrim disputam o comando de bocas de fumo, o que tem gerado conflitos na região. Neste caso, esta disputa foi potencializada pelo fato de a vítima ter deixado a associação criminosa do bairro Ilha da Conceição e migrado para a associação criminosa do bairro Alecrim", explicou o delegado.
Quase um mês depois do homicídio, o investigado foi preso pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) no bairro Ilha da Conceição, em Vila Velha. No dia 23 de março, ele foi abordado quando circulava pelo bairro com um volume na cintura. O suspeito não obedeceu à ordem de parada e fugiu por becos e telhados, sendo seguido pelos militares. Sendo alcançado, ele entrou em luta corporal, ferindo policiais, mas foi dominado.
Com o homem, os militares apreenderam uma arma de fogo. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e lesão corporal, sendo encaminhado ao presídio.
A investigação do homicídio segue em andamento, com o objetivo de prender os demais envolvidos. A população pode contribuir com informações de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, que também tem um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas: disquedenuncia181.es.gov.br.
Texto: Camila Ferreira
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111