Governo do Estado do Espírito Santo
22/01/2025 12h25

DHPP Serra prende dois investigados por homicídio em distribuidora no bairro Barcelona

Foto: Adriana Nascimento Amaral

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu dois homens, de 33 e 35 anos, investigados pela morte de David Mateus Costa, de 17 anos. O crime ocorreu no dia 20 de outubro de 2023, em frente a uma distribuidora de bebidas no bairro Barcelona, na Serra.

As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa na manhã dessa terça-feira (21), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, após os dois presos serem denunciados e se tornarem réus em ação penal.

De acordo com o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, o crime foi registrado por câmeras de segurança e detalhado pela investigação.

“Cerca de uma hora antes do homicídio, o homem de 33 anos, um dos suspeitos, foi à distribuidora e observou que a vítima estava no local consumindo bebidas com amigos. Mais tarde, ele e o outro homem de 35 anos, o outro investigado, se aproximaram da distribuidora por uma área de mata, de forma discreta, para evitar chamar atenção”, explicou o delegado Rodrigo Sandi Mori.

As imagens revelaram que, ao chegarem ao local, os dois se posicionaram estrategicamente. O suspeito de 33 anos caminhou pela calçada em direção à vítima, enquanto o de 35 se deslocou pela rua, cercando o adolescente. “Ambos estavam armados. O homem de 33 anos vestia boné claro e o outro usava moletom escuro. Assim que se aproximaram, efetuaram vários disparos de arma de fogo. A vítima tentou fugir, mas foi atingida na coxa, o que a fez cair. Mesmo no chão, os dois se aproximaram e dispararam mais vezes, acertando a parte de trás da cabeça do adolescente”, detalhou Sandi Mori.

Após os disparos, o acusado de 33 anos ainda roubou o celular da vítima antes de fugir com o comparsa pela mesma área de mata utilizada na chegada. Segundo as investigações, esse caminho levava às proximidades da residência do acusado de 35 anos.

O primeiro suspeito, de 33 anos, foi preso em 22 de novembro de 2023, durante uma operação no bairro Barcelona. Já o de 35 anos foi capturado em 13 de dezembro de 2023, também em Barcelona. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado pelo uso de arma de fogo e pela impossibilidade de defesa da vítima, além de furto qualificado em concurso de pessoas.

Sobre a motivação do crime, o delegado Sandi Mori esclareceu que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região. “David traficava para um grupo rival ao do acusado de 33 anos. Além disso, o acusado de 35 anos tinha uma dívida de R$ 3 mil com a vítima, referente à compra de drogas. Para evitar pagar a dívida, ele decidiu se aliar ao acusado de 33 anos para matar David”, afirmou.

Durante a coletiva, o delegado destacou um aumento preocupante nos casos de homicídios ocorridos em frente a distribuidoras de bebidas na Serra, especialmente após as 23 horas. “Somente em 2024, registramos homicídios em frente a distribuidoras nos bairros Jardim Carapina, Novo Horizonte, Vila Nova de Colares, Barcelona e José de Anchieta. Em muitos desses locais, foram instalados pontos de tráfico de drogas, o que contribui para a ocorrência de crimes violentos”, explicou Rodrigo Sandi Mori.

O delegado também ressaltou que, apesar das ocorrências, ainda não é possível afirmar que as distribuidoras sejam coniventes com o tráfico de drogas. “Essa é uma questão que demanda investigação. O que podemos afirmar é que muitos homicídios estão relacionados a pontos de tráfico em frente a esses estabelecimentos”, completou.

As investigações apontaram que, após o crime, o acusado de 35 anos chegou a comparecer ao velório da vítima, onde questionou familiares e amigos sobre quem teria cometido o homicídio. “Esse comportamento chamou atenção da família, o que também contribuiu para direcionar as suspeitas contra ele”, destacou Sandi Mori.

Além disso, imagens extraídas do celular do acusado de 33 anos revelaram várias fotos dele posando com armas de fogo, reforçando os indícios da ligação do indivíduo com o crime.

A DHPP da Serra segue empenhada na elucidação de casos de homicídios na região e no enfrentamento à criminalidade organizada. “Nosso objetivo é garantir a responsabilização dos envolvidos e prevenir novos atos de violência, especialmente em locais onde o tráfico de drogas se instala”, frisou o delegado.

  
Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard