A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 17 de fevereiro do ano passado, no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha. A vítima, Paulo Sergio Barbosa da Silva, de 37 anos, foi assassinada a tiros.
De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado pela suspeita de que a vítima estaria repassando informações a traficantes do bairro São Torquato, também em Vila Velha.
Dois suspeitos foram identificados: um homem de 20 anos, que se encontra preso, e outro de 31 anos, que morreu em confronto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) no dia 22 de abril do ano passado, no bairro Cobi de Cima, em Vila Velha.
Os detalhes da investigação foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (14), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
Segundo o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Cleudes Junior, no momento do crime a vítima estava tomando café na casa de um vizinho quando foi surpreendida e atingida por diversos disparos de arma de fogo. O homicídio é apontado como mais um reflexo das disputas entre facções criminosas das regiões de Cobi de Baixo e Cobi de Cima.
Ainda conforme o delegado, Paulo Sergio era conhecido pelo apelido de “Leco” e tinha passagens pela polícia por homicídio e tráfico de drogas no ano de 2014. No entanto, segundo a investigação, à época do crime ele não estava mais envolvido com atividades criminosas.
“Em razão das disputas entre facções, foi levantada a suspeita de que a vítima estaria repassando informações aos traficantes rivais, que tentavam retomar o controle do território de Cobi de Baixo”, explicou o delegado.
As investigações apontaram que o conflito teve origem em uma ruptura interna na facção Primeiro Comando de Vitória (PCV), envolvendo antigas e novas lideranças, o que desencadeou a guerra entre os grupos criminosos na região.
Paulo Sergio era conhecido na localidade e, diante dessa cisão, passou a ser alvo de desconfiança por parte dos traficantes, que acreditavam que ele estaria colaborando com as antigas lideranças da facção, motivando o crime.
“Identificamos e intensificamos as investigações até conseguirmos localizar os dois autores do homicídio”, destacou o delegado Cleudes Junior.
O segundo suspeito, de 31 anos, morreu em abril do ano passado durante confronto com a Polícia Militar, por meio da Força Tática da 17ª Companhia, também em Vila Velha. Na ocasião, foram apreendidas armas e drogas.
Já o outro autor, de 20 anos, também é apontado como um dos envolvidos em uma chacina ocorrida em dezembro no cemitério de Alvorada, em Vila Velha. Ele estava foragido e foi preso no mesmo mês durante uma abordagem da Polícia Militar no município de Cariacica.
“Havia um mandado de prisão preventiva decretado em razão do crime ocorrido no cemitério. Com a conclusão do inquérito do homicídio de ‘Leco’, ele também foi indiciado por esse crime, tendo a prisão preventiva mantida”, detalhou o delegado.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) ofereceu denúncia e o homem de 20 anos responde como réu em ação penal.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com