Governo do Estado do Espírito Santo
09/01/2026 15h42

DHPP Vila Velha conclui inquérito que apurou homicídio em Cobilândia

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou um homicídio consumado ocorrido no dia 23 de agosto do ano passado, no bairro Cobilândia, em Vila Velha.

Na ocasião, a vítima, um homem de 21 anos, foi assassinada a tiros enquanto participava de uma festa de aniversário. Os suspeitos do crime, dois homens de 18 e 20 anos, foram presos no dia 24 de outubro, no bairro Jardim Marilândia, durante a deflagração da “Operação Espreita”.

Os detalhes sobre a investigação foram divulgados em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (08), na Chefatura de Polícia Civil.

Segundo o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Cleudes Júnior, as investigações tiveram início logo após o crime, com a oitiva de testemunhas e a análise de imagens de videomonitoramento, o que possibilitou a identificação dos dois autores.

De acordo com o delegado, o suspeito de 20 anos era primo da esposa da vítima e também participava da festa. Ao avistar a vítima, ele deixou o local e se dirigiu a um estabelecimento comercial, orientando familiares a não informar onde ele estava, já que possuía desavenças anteriores com a vítima. Ainda no estabelecimento, o suspeito trocou mensagens pelo celular, possivelmente com o outro autor do crime.

“Em determinado momento, o indivíduo saiu do local sem que a vítima o percebesse, montou em uma bicicleta e retornou após alguns minutos”, detalhou o delegado.

Ao retornar, o suspeito permaneceu em um ponto da rua onde não pudesse ser visto pela vítima. Nesse instante, o segundo suspeito, de 18 anos, chegou ao local também de bicicleta e se comunicou com o comparsa por meio de gestos.

“O suspeito de 20 anos saiu de trás de uma edificação, surpreendeu a vítima pelas costas e efetuou os disparos fatais. Após o crime, ambos fugiram de bicicleta em direção ao bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha”, explicou Cleudes Júnior.

Com base nos elementos informativos reunidos ao longo da investigação, a DHPP identificou os dois envolvidos e, cerca de dois meses após o crime, deflagrou a Operação Espreita, que resultou na prisão dos suspeitos.

“Em depoimento, o homem de 20 anos confessou o homicídio e relatou que, no bairro Jardim Marilândia, há uma disputa entre pontos de venda de drogas. Segundo ele, a vítima teria o repreendido meses antes por ter deixado o bairro, o que intensificou a rixa entre ambos e motivou o crime. Atirador e vítima pertenciam a grupos rivais ligados ao tráfico de drogas, e a vítima já possuía passagens pela polícia pelo crime de tráfico”, disse o delegado.

O inquérito policial foi concluído e relatado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Os indivíduos seguem custodiados no sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard