Governo do Estado do Espírito Santo
04/02/2025 14h06

DHPP Vitória prende dois réus por homicídio em Jardim Camburi

Foto: Adriana Nascimento Amaral
superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo; delegado-geral adjunto, José Lopes Pereira; chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Ricardo Almeida e, o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Ramiro Pereira Diniz.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, prendeu dois homens, de 20 e 21 anos, réus pelo homicídio de Samuel Frota, de 27 anos. O crime ocorreu em 09 de outubro de 2024, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e foi motivado por desavenças relacionadas ao tráfico de drogas.

As prisões foram realizadas nos dias 6 e 16 de dezembro do ano passado, respectivamente, no bairro de Fátima, na Serra, pela equipe da DHPP Vitória e, em Jardim Camburi; em Vitória, com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (04), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, após os dois presos serem denunciados e se tornarem réus em ação penal.

O delegado-geral adjunto, José Lopes Pereira, destacou o trabalho das equipes da DHPP. “A atuação da Polícia Civil tem sido fundamental para reduzir os índices de homicídio na Grande Vitória”, afirmou.

O superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, reforçou o impacto das ações investigativas na redução da criminalidade. “Estamos registrando uma queda de aproximadamente 16% nos homicídios na Região Metropolitana da Grande Vitória, em relação ao mesmo período do ano passado. A atuação contínua das forças de segurança contribui para a redução da criminalidade, pois a identificação e prisão dos suspeitos diminuem a sensação de impunidade. Isso desestimula a prática de novos crimes, já que os infratores percebem que há consequências”, pontuou.

Segundo o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Ramiro Diniz, as investigações apontaram que a vítima havia saído do sistema prisional em julho de 2024 e passou a acumular dívidas com traficantes da região. “O Samuel já tinha envolvimento com o tráfico e, após sair da prisão, passou a pegar drogas fiadas, sem realizar os pagamentos. Essa dívida não chegava a R$ 500,00. Na noite do crime, foi atraído para uma emboscada sob o pretexto de receber mais entorpecentes e executado com um disparo na nuca”, explicou.

O delegado detalhou ainda a dinâmica do crime. “O autor do disparo, de 21 anos, aguardava a vítima no local combinado. Já o detido de 20 anos foi responsável por atraí-lo para a emboscada. Ambos agiram de forma premeditada”, acrescentou.

Os dois suspeitos foram presos e interrogados. O detido de 21 anos confessou o crime após ser confrontado com as provas reunidas pela investigação. Já o outro permaneceu em silêncio. Ambos responderão por homicídio qualificado.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard