14/10/2021 14h03 - Atualizado em 14/10/2021 14h14

Dia do Agente de Polícia no Espírito Santo é comemorado nesta quinta-feira (14)

agente de polícia é o servidor público capacitado para efetuar prisões, buscas, acompanhar em diligência o delegado de polícia, participar de operações policiais, atender ocorrências, além de desempenhar responsabilidades administrativas e outras tarefas ou missões afins que lhe forem determinadas. O dia 14 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do Agente de Polícia no Espírito Santo.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, aproveitou a data para parabenizar os homens e mulheres que desempenham essa importante função. "Os agentes de polícia são servidores cruciais, que integram a Polícia Civil e, com as demais categorias da corporação, se dedicam a promover segurança para os capixabas. A Polícia Civil agradece e reconhece todo o esforço desses policiais”, enfatizou.

Entre os policiais que integram a categoria está o agente Anderson Ribeiro. Aos 44 anos de idade, ele acumula 20 anos de serviços prestados à sociedade como policial, sendo metade desse tempo como agente na Polícia Civil no Espírito Santo (PCES). “Sempre me identifiquei com a característica investigativa da Polícia Civil. Já atuava como policial militar no serviço de inteligência. Quando o concurso para agente da PCES abriu, em novembro de 2011, decidi concorrer a uma vaga”, contou.

Aprovado, Anderson Ribeiro deu início à carreira na PCES fazendo o que mais gosta, integrando o grupo misto de inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Depois, foi plantonista na 4ª Delegacia Regional de Cariacica e, atualmente, está lotado no gabinete do delegado-geral.

“Gosto muito do cargo de agente por causa da diversificação que o cargo oferece. O agente pode trabalhar em muitas funções dentro da mesma carreira pública. Eu mesmo já fui operacional, atuei na inteligência, e agora estou lotado no gabinete do delegado-geral. Para mim, a vantagem do cargo é poder desempenhar várias atividades dentro da Polícia Civil”, explicou Ribeiro.

O agente disse que ainda servirá como policial civil por, pelo menos, mais dez anos, até completar o tempo mínimo de serviço para se aposentar. Até lá, ainda cumprirá muitas funções em prol da sociedade capixaba.

Texto: Camila Ferreira

Atendimento à Imprensa: