A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), em ação com a Policia Rodoviária Federal (PRF), prendeu um homem de 44 anos. Ele é investigado por ameaçar matar a ex-companheira e pela prática do crime de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU). A prisão ocorreu na noite dessa quinta-feira (06), no posto da PRF em Viana.
No dia 28 de setembro, uma mulher de 35 anos esteve na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Serra para registrar um Boletim de Ocorrência. Na comunicação, a vítima informou ter recebido ameaças de uma pessoa que falava que era um "assassino de aluguel". Nas mensagens, comprovadas por meio de prints, o remetente dizia ter recebido dinheiro para matar a vítima e dava um prazo para ela sair do Estado, caso contrário a vida dela seria ceifada.
Imediatamente, a PCES deu início às investigações. Por meio de um trabalho de inteligência da Equipe da Deam da Serra, foi possível relacionar o ex-companheiro da vítima às mensagens ameaçadoras enviadas para ela. Um dia depois do registro das ameaças, outra mulher, conhecida do casal, foi à Deam da Serra e registrou uma ocorrência informando que foi estuprada pelo mesmo homem, logo após o término do relacionamento dele com a vítima das ameaças.
"Essa segunda vítima relatou que conhecia o casal e um dia pegou uma carona com o investigado que, dando uma desculpa, parou na casa da ex-companheira. No local, realizou atos libidinosos e tentou uma conjunção carnal", informou a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Serra, delegada Ana Karolina Marques.
No dia 30 de setembro, dois dias depois do registro do Boletim de Ocorrência sobre as ameaças, o investigado descumpriu a Medida Protetiva de Urgência deferida em benefício da ex-companheira. Nessas circunstâncias, a delegada Ana Karolina Marques representou à Justiça pela prisão preventiva do suspeito e solicitou um mandado de busca e apreensão na residência dele.
No entanto, por causa da legislação eleitoral, os mandados só foram expedidos na noite dessa terça-feira (04). Na manhã seguinte, a equipe da Deam da Serra se dirigiu ao endereço do investigado, que fugiu antes da chegada dos policiais. Como a vítima continuava a receber mensagens e a prisão do suspeito era uma medida necessária para protegê-la, a Deam da Serra compartilhou informações com outras agências de segurança e, na noite dessa quinta-feira (06), a equipe da PRF abordou o suspeito no momento em que ele passava pelo posto da PRF em Viana.
Diante das gravíssimas ameaças feitas à vítima, com essa ação rápida e integrada, a vítima teve a vida dela salvaguardada e o investigado foi rapidamente preso. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e se encontra à disposição da Justiça. A investigação sobre o possível estupro segue em andamento.
Texto: Camila Ferreira
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111