27/10/2020 15h06 - Atualizado em 03/11/2020 15h27

DRCCP deflagra operação no Bairro da Penha, em Vitória, e realiza seis prisões

Seis pessoas foram presas em uma operação deflagrada pela Divisão Especializada de Segurança Patrimonial (DRCCP), na última terça-feira (27), no Bairro da Penha, em Vitória. As buscas foram realizadas com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAer) e Força Nacional.  Foram apreendidos 42 tabletes de crack, de aproximadamente um quilo cada; um fuzil; uma pistola; cerca de R$ 19 mil em dinheiro; munições e rádios comunicadores.

Os resultados foram apresentados em entrevista coletiva na tarde de terça-feira (27), com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho.  “Mais uma operação forte contra o tráfico de entorpecentes, em uma ação integrada das forças de segurança, operação que dá uma resposta importante para aquela comunidade. Nós entramos nesses locais para levar efetiva segurança às pessoas honestas, dignas e trabalhadoras que ali residem”, afirmou Ramalho.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que a apreensão deste volume de entorpecentes representa uma descapitalização da organização criminosa que atua naquele bairro. “A Polícia Civil tem uma diretriz a cumprir, que é justamente combater essas organizações criminosas, principalmente na sua parte financeira. Quando você trabalha uma investigação que retira de circulação 42 tabletes de crack, um fuzil e outro armamento, você está impactando na parte financeira do tráfico de drogas, na organização criminosa e, consequentemente, descapitalizando o tráfico, fazendo com que isso venha a impactar na dimensão de crimes no nosso Estado”, explicou.

As investigações foram conduzidas pela DRCCP. Além das prisões e apreensões, os policiais descobriram um local que funcionava como uma espécie de central de comunicação do tráfico.

“Nós chegamos a um local onde foram apreendidas várias caixas vazias de rádios-comunicadores novos, além de alguns rádios-comunicadores e muitas bases de carregamento. A gente sabe essas organizações criminosas se comunicam através desses rádios. Então, quando a Polícia está fazendo uma operação, eles conseguem mandar mensagens através deles até entre bairros diferentes, pra informar que a polícia está se aproximando. Este pode ser o local onde eles distribuem esses equipamentos”, explicou a titular da DRCCP, delegada Rhaiana Bremenkamp.

Os suspeitos detidos na operação foram autuados em flagrante por crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e posse de arma de fogo ou de munição. Alguns dos detidos já tinham passagens anteriores e um deles era evadido do sistema prisional.

Texto: Camila Ferreira

Comunicação Interna - (27) 3137-9024