Com o objetivo de aprimorar suas ações no que se refere à prevenção da violência doméstica, a equipe do projeto “Papo de Responsa” reuniu-se com o secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto de Sá e com a responsável pela Gerência da Mulher da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), delegada Michelle Meira, na tarde da última sexta-feira (29), no prédio da Sesp, em Vitória.
A reunião também contou com a presença do sub-secretário de Gestão Integrada, Guilherme Pacífico, do diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e coordenador do “Papo de Responsa”, delegado Joel Lyrio, das responsáveis pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) do Estado e do Plantão Especializado da Mulher (PEM).
Durante a reunião de planejamento foram discutidas estratégias visando à junção de forças para combate à violência de gênero no Estado do Espírito Santo. “A ideia é trabalhar a metodologia nas ações do projeto social e envolver a participação das delegadas de polícia no Papo com os jovens e seus familiares”, destacou Joel Lyrio.
A reunião foi uma iniciativa da responsável pela Gerência da Mulher na Sesp e ela explica porque sentiu a necessidade de iniciar a parceria com o projeto. “Quando era responsável pela Deam de Cariacica já sentia a necessidade de incluir o tema “violência doméstica” entre aqueles que são discutidos no projeto”, informou Michelle Meira.
Ela ressalta ainda que é preciso informar aos jovens para que eles entendam o que é violência. “Muitas vezes eles podem estar assistindo isso dentro de casa, acreditando que isso é normal e acabam por reproduzir esse comportamento nas ruas. Aí que entra a importância das ações do projeto em abordar a modificação de pensamento, a mudança de paradigmas e explicar como denunciar e apresentar os projetos que o governo dispõe sobre esse tema. Acreditamos que a prevenção dá mais resultados positivos do que a repressão, por isso nós apostamos nesse projeto”, destacou.
Mais agendas
Durante a manhã de sexta-feira (29), a equipe esteve com diretores e pedagogos das escolas do Ensino Fundamental II e das aldeias indígenas Comboios e Caieiras Velha, em Aracruz. O encontro foi realizado no auditório do Polo UAB, no município.
“Este ano, nós retornamos às aldeias indígenas tupiniquins de Caieiras Velha e Comboios. Neste primeiro semestre, vamos atuar em dez escolas do 8º e 9º do ensino fundamental II, sendo duas delas nas aldeias”, destacou Danielle Leonel.
Também participaram da reunião a secretária Municipal de Educação, Ilza Rodrigues Realli e a subsecretária de Educação do município, Rosa Maria Ghidette Rocha.
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Patrick Pereira - (27) 3636-9928/ (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com