O indivíduo vinha sendo monitorado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) desde setembro, quando foram iniciadas diligências para cumprir o mandado. Recentemente, durante acompanhamento institucional de uma audiência realizada por videoconferência, surgiram novos elementos que reforçaram as informações já levantadas pela investigação.
A partir desses dados atualizados, a PCES acionou a Polícia Civil da Bahia (PCBA) e repassou informações estratégicas que auxiliaram na localização do foragido. Equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Sudoeste) e do Serviço de Investigação (SI) da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) efetuaram a prisão.
O acionamento também ocorreu devido a ameaças feitas pelo investigado às forças de segurança por meio de uma rede social. O homem ainda é investigado em três inquéritos que apuram homicídios registrados no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes e Itapemirim.
Após a captura, ele foi conduzido à unidade policial competente e permanece custodiado até a conclusão dos procedimentos de recambiamento para o Espírito Santo.