A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), realizou, no último domingo (19), durante a escala operacional (Iseo), uma operação policial que resultou na prisão de duas pessoas nos bairros Nova Brasília, em Cariacica, e Vila Rubim, em Vitória. A operação foi um desdobramento da Operação Carcass, que visa a combater uma organização criminosa sediada na região do Bairro da Penha, em Vitória.
Na primeira prisão, realizada em Cariacica, as equipes da Polícia Civil se deslocaram até a localidade de Nova Brasília, onde cumpriram um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem de 28 anos. Com ele, foi encontrado um aparelho celular com restrição no IMEI.
Já na segunda prisão, as equipes foram até o bairro Vila Rubim, em Vitória, onde abordaram um indivíduo de 25 anos, que apresentava informações inconsistentes sobre a própria identificação. Durante a checagem no sistema, as equipes descobriram que o homem tinha um comunicado de evasão da Penitenciária Regional de Linhares, registrado no dia 18 de maio deste ano, além de mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. Também no local, os policiais detiveram outro homem, de 41 anos, que estava com um mandado de prisão em aberto por crime de trânsito.
O titular do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Romualdo Gianordoli, informou que o primeiro detido seria o chefe do tráfico de entorpecentes na localidade onde este foi apreendido e que ele tinha ligação com o crime organizado da Grande Vitória. “Por meio das investigações feitas por nossas equipes, descobrimos que o primeiro suspeito apreendido na operação do dia 19 era o chefe do tráfico de Nova Brasília, também tendo ligação com o Primeiro Comando de Vitória (PCV). Um por um, estamos conseguindo desmantelar as organizações que aterrorizam as comunidades da Grande Vitória”, disse o delegado.
Operação Carcass:
A Operação Carcass foi realizada na última terça-feira (14), nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana. Durante a ação, foram presas 12 pessoas que tinham mandado de prisão em aberto. Além disso, um deles também foi autuado em flagrante.
Foram cumpridos dez mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão, que resultaram nas apreensões de munições calibre .9mm, dois carregadores e um kit roni (adaptador de pistola para metralhadoras). A ação foi um desdobramento da Operação Sicário I, que visa ao combate a uma organização criminosa que está sediada na região do Bairro da Penha, em Vitória.
Carcass: a operação traduzida de inglês para o português significa carcaça.
Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação Sesp.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com