12/06/2024 11h12 - Atualizado em 12/06/2024 11h18

Homenagem ao Dia Estadual do Policial Civil no Espírito Santo

No dia 12 de junho, a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) celebra o Dia Estadual do Policial Civil, uma data significativa que homenageia a coragem e dedicação dos profissionais que zelam pela segurança pública. Esta data é uma referência à morte de Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de junho de 1817, no estado da Bahia. A comemoração foi instituída pelo artigo 253 da Lei 3.400 de janeiro de 1981.

A Polícia Civil do Espírito Santo, atualmente composta por cerca de 1.900 profissionais, incluindo delegados, escrivães, investigadores, agentes, auxiliares de perícia médico-legal, psicólogos e assistentes sociais, que têm desempenhado um papel crucial na manutenção da ordem e na proteção dos cidadãos capixabas.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, parabenizou todos os policiais da Instituição e destacou que a Polícia Civil exerce a função de polícia judiciária e é um órgão importantíssimo para a manutenção do Estado Democrático de Direito. "Nesse contexto, o policial civil tem prestado grandes e relevantes serviços à sociedade. Aos policiais civis do Estado do Espírito Santo, meus agradecimentos e respeito", disse.

À frente da Delegacia de Polícia de São José do Calçado, o delegado Glauber da Costa Cypreste Queiroz assumiu o cargo há poucos meses e já vem desenvolvendo um trabalho de destaque. “Em pouco mais de um mês nesta delegacia, já realizamos diversas operações para cumprimento de mandados judiciais, resultando na apreensão de armas, drogas e veículos, além da prisão de autores de crimes como tráfico de drogas e furto”, comemorou o delegado.

Ele explicou que escolheu seguir a carreira policial para cuidar das pessoas, pois percebeu que tem a vocação para servir e proteger, especialmente as mais vulneráveis, que muitas vezes procuram a polícia por ser a única instituição estatal disponível e acessível aos mais carentes. Para ele, o policial civil é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais, pois investigar e reprimir condutas criminosas visa manter o império da lei e da ordem, proporcionando um ambiente saudável para a vida em sociedade. “Pertencer à Polícia Civil é uma honra, um privilégio, um sonho realizado e um objetivo alcançado após anos de preparação e estudos. Hoje me sinto plenamente realizado”, concluiu o delegado.

A Divisão de Promoção Social (DPS) vem realizando ações ao longo do mês de junho em comemoração ao Dia do Policial Civil. A assistente social e chefe da Divisão, Nísia Abreu, informou que na última sexta-feira (07) aconteceu o I Seminário de Práticas Profissionais para Assistentes Sociais e Psicólogos da PCES. Além disso, o DPS Itinerante visitará as delegacias regionais de Guarapari, Cariacica, São Mateus e Vila Velha para atender os servidores dessas unidades.

O Projeto DPS Itinerante, desenvolvido pela DPS desde 2015, visa à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos servidores policiais civis. Neste projeto, a equipe psicossocial da DPS realiza visitas técnicas às unidades participantes, oferecendo atendimento social e psicológico, além de serviços de parceiros como forma de prevenir e promover a saúde desses servidores.

Parabenizamos todos os policiais civis pelo seu empenho e dedicação e celebramos juntos essa data especial em reconhecimento ao valor e à importância do trabalho realizado por esses profissionais.

Texto: Adriana Nascimento Amaral - Policial Civil   - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto