Governo do Estado do Espírito Santo
23/04/2025 12h25

Operação Aroma desarticula quadrilha que furtava bombas de irrigação no Espírito Santo

Foto: Aleander Gomes

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio das Superintendências de Polícia Regional Norte (SPRN), Serrana (SPRSR) e Noroeste (SPRNO), deflagrou, na manhã da última quarta-feira (16), a Operação Aroma, nos municípios de Cariacica e Brejetuba, desarticulando uma associação criminosa responsável por, ao menos, 22 furtos de equipamentos agrícolas em cinco municípios, com prejuízo estimado em R$ 200 mil. Durante a ação, foram detidos seis suspeitos e foram apreendidas duas bombas de irrigação e uma caminhonete Saveiro, utilizada na prática dos crimes.

As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa na tarde dessa terça-feira (22), na Chefatura de Polícia Civil.

As investigações tiveram início em janeiro deste ano, conduzidas pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) Serrano e Norte, em apoio às Delegacias Especializadas em Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, Colatina e Aracruz, bem como às Delegacias de Polícia (DP) de Fundão e João Neiva.

“Cada unidade iniciou a sua investigação. Como essa informação é compartilhada entre o Ciat Serrano e Norte, elas foram cruzadas e conseguimos identificar que era o mesmo grupo que estava cometendo os crimes nas regiões norte, noroeste e serrana do Espírito Santo. Foram praticados diversos furtos do mesmo tipo de aparelho, que eram as bombas de irrigação, e do mesmo ‘modus operandi’ que eles iniciavam e encerravam os crimes. E isso foi identificado com o cruzamento das informações”, explicou o delegado Alberto Roque, coordenador do Ciat Serrano e titular da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Venda Nova do Imigrante e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Venda Nova do Imigrante.

Durante as apurações, foram identificados seis integrantes do grupo criminoso, responsáveis por, pelo menos, 22 furtos ocorridos entre os meses de janeiro e março, nas cidades de Venda Nova do Imigrante, Fundão, João Neiva, Colatina e Aracruz. Estima-se também que o número de crimes seja ainda maior, com possíveis ocorrências em outras localidades.

O líder da organização criminosa era um homem de 54 anos, que foi preso em Brejetuba e trabalhava como atravessador.

“Havia uma pessoa que já era mais conhecida nessa área e já tinha sido preso em 2021 pelo mesmo crime, por diversos furtos de bombas. Ele se apresentava como um atravessador de verduras e então visitava as comunidades, as propriedades, que eram depois furtadas. Ele identificava onde estava esse material e repassava aos demais integrantes da organização criminosa. Esse homem foi preso em Brejetuba e os demais em Cariacica. Em cada furto, dois ou três desse grupo iam juntamente com esse senhor. Em todos os furtos ele estava, porque levantava e identificava quem eram os alvos”, disse o delegado Alberto Roque.

Na operação realizada nos municípios de Cariacica e Brejetuba, foram presos, por força de mandados de prisão preventiva expedidos pelo Juízo da Vara de Venda Nova do Imigrante, seis indivíduos, de 54, 18, 28, 28, 25 e 18 anos, investigados pelos crimes.

Em um dos endereços, também foi localizado um homem de 26 anos, foragido da Justiça por crime de tentativa de homicídio, com mandado de prisão em aberto.

Os presos foram encaminhados ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, que prestou apoio no cumprimento dos mandados e, posteriormente, conduzidos à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante para os procedimentos de praxe e o devido encaminhamento ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard