28/09/2024 09h06

Operação conjunta desarticula grupo criminoso de roubo de cargas na BR-101

Foto: Adriana Nascimento Amaral
agente da PRF, Ricardo Borgo; inspetor Costa Negro, Superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF); delegado-geral da PCES (em exercício), José Lopes; superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo; chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro e o titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), delegado Christian Carvalho Waichert.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, nessa terça-feira (24), uma operação nos municípios de Presidente Kennedy e Anchieta para desarticular um grupo criminoso voltado ao roubo de cargas na BR-101. Durante a ação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos e uma prisão foi efetuada.

As informações foram divulgadas em coletiva nessa quinta-feira (26), na Chefatura de Polícia Civil.

O titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), delegado Christian Carvalho Waichert, destacou que o Espírito Santo é um dos estados mais seguros do País no transporte de cargas, com apenas 0,4% dos prejuízos nacionais causados por roubos. Até agosto, o Estado registrou 50 ocorrências, representando um aumento de crimes menos graves, enquanto os casos de roubo, que envolvem violência ou grave ameaça, diminuíram de 15 para 10.

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, uma força-tarefa foi montada para investigar os crimes de furto e roubo, principalmente na região sul do Estado, onde 57% dos delitos ocorreram. “Nos municípios de Mimoso do Sul e Rio Novo, foram registrados 18 crimes. A investigação identificou um grupo criminoso, que participou de ao menos três furtos, incluindo o roubo de uma carga de biscoitos avaliada em R$ 200 mil. Uma mulher foi presa e três suspeitos estão foragidos”, explicou o delegado Christian Carvalho Waichert.

Ele ressaltou a importância da lei estadual que permite a cassação da licença de estabelecimentos envolvidos com mercadorias roubadas e mencionou a ampliação das investigações para identificar receptadores. “O grupo criminoso, formado por familiares, já foi identificado, restando apenas a prisão de alguns dos envolvidos. A força-tarefa segue monitorando esses crimes com o objetivo de manter os baixos índices de criminalidade no Estado”, complementou o delegado.

O superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Costa Negro, destacou um aumento nos furtos de cargas na região sul da BR-101 em 2024, especialmente em acidentes e postos de combustíveis. Ele explicou que grupos familiares locais, muitas vezes organizados por WhatsApp, aproveitam momentos de descanso dos motoristas ou acidentes para roubar mercadorias.

Os trechos mais críticos incluem Capim-Açu, Rio Novo do Sul e Mimoso do Sul. Segundo o inspetor, é importante que a população saiba que essas cargas têm dono e a subtração é crime. Ele também ressaltou a necessidade de combater receptadores, que impulsionam esses crimes.

A PRF tem intensificado o policiamento na região para coibir as quadrilhas, buscando atuar de forma mais eficaz durante os períodos de menor fiscalização.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto