Na manhã dessa terça-feira (06), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, flagrou o furto de energia elétrica em uma residência de alto padrão localizada em Setiba, no município de Guarapari.
Durante os trabalhos técnicos, foi constatado que o imóvel, composto por seis suítes independentes, estava sendo abastecido por duas ligações diretas trifásicas na rede da EDP, sem a devida passagem por medidor responsável pelo registro de consumo e faturamento. No momento da perícia, foi verificado fluxo de corrente ativa nas ligações clandestinas, indicando utilização indevida de energia elétrica.
De acordo com informações da concessionária, o local nunca teve instalação regular de energia elétrica nem solicitação formal de ligação junto à EDP. Ainda segundo a empresa, em maio de 2025, uma equipe técnica esteve no imóvel após denúncia e removeu uma ligação direta existente à época, porém a irregularidade voltou a ser refeita posteriormente, conforme relatos recebidos.
As ligações irregulares foram desfeitas pela EDP e o local foi deixado desligado. Os técnicos da concessionária confeccionaram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), no qual foram descritas todas as irregularidades encontradas.
No momento da ação, o proprietário do imóvel, de 66 anos, não foi localizado, motivo pelo qual ninguém foi conduzido. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para apurar o crime de furto de energia elétrica e demais circunstâncias relacionadas ao caso.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com