Governo do Estado do Espírito Santo
13/03/2020 18h31

Operação ‘Inquietação IV’: suspeito de homicídio é preso em Cariacica

A equipe da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) II, em conjunto com a Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (Deic), e a Delegacia Especializada de Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DCFRV), com policiais da Força Nacional, realizaram, nessa quinta-feira (12), a quarte fase da Operação “Inquietação” IV. Durante a ação, os policiais prenderam um homem de 26 anos, suspeito de homicídio e realizaram a verificação de 15 mandados.  

O responsável pela Denarc ll, delegado Diego Bermond, contou que o mandado de prisão foi cumprido no bairro Planeta, em Cariacica. “Nós chegamos ao paradeiro do investigado, por meio de levantamentos realizados pelo serviço de inteligência da Denarc. Ele estava foragido”, afirmou.

Bermond informou que o objetivo da operação, que contou com a participação de 32 policiais civis, distribuídos em 10 viaturas, foi realizar o policiamento ostensivo à procura por alvos conhecidos, com mandados de prisão em aberto, e a fiscalização de comércios irregulares. “As equipes se dirigiram até os bairros Flexal e Nova Rosa da Penha I e II, Vila Graúna, Nova Esperança, Porto Novo, Aparecida, Prolar e Planeta. Foram totalizadas 183 abordagens de pessoas, 29 de veículos e um coletivo”, disse o delegado.

Após os procedimentos, o suspeito foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Operação Inquietação

A operação “Inquietação” é realizada em áreas de atuação do projeto “Em Frente Brasil”, onde representantes da Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) integram a ação.

A primeira fase foi realizada no dia 28 de novembro do ano passado, em todo o município de Cariacica, e resultou na prisão de quatro pessoas, sendo uma delas em cumprimento de mandado de prisão e o restante em flagrante. Também foram recuperados dois veículos roubados e uma moto adulterada, além da apreensão de uma submetralhadora e drogas. 

A segunda etapa aconteceu no dia 12 de dezembro de 2019, quando foi efetuada a prisão de dois dos homens mais procurados da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica.

Os suspeitos, de 22 e 23 anos, foram detidos no bairro Nova Esperança. Ambos estavam sendo investigados por tráfico de drogas e homicídios consumados e tentados no município. “Eles eram responsáveis por comandar o tráfico de drogas no referido bairro. O suspeito de 22 anos era o alvo número um da DHPP de Cariacica e possuía nove mandados de prisão, em aberto, e em razão de homicídios. Dentre os crimes está o duplo homicídio consumado ocorrido no dia 10 de setembro na região”, relatou o titular da DHPP de Cariacica, Eduardo Khaddour.

Com eles, os policiais civis da DHPP apreenderam duas pistolas calibre. 40 e dois revólveres, 115 pinos de cocaína, 40 pedras de crack, aproximadamente, R$ 600, em espécie, e uma touca ninja.

Na terceira fase, realizada nos dias 30 e 31 de janeiro deste ano, a equipe da DHPP de Cariacica prendeu um suspeito de homicídio e outro por tentativa de homicídio. Os homens, ambos de 42 anos, foram detidos, respectivamente, nos bairros Jardim Botânico e Prolar, no município.

Segundo o delegado, o detido no bairro Jardim Botânico é apontado como autor de um homicídio ocorrido em 2017, em Linhares. Já o suspeito encontrado no bairro Prolar é investigado por tentativa de homicídio, ocorrida na mesma localidade da prisão. “Ele integrava uma associação criminosa que atuava no tráfico de drogas dos bairros Prolar e Cariacica Sede”, finalizou Khaddour.  

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna
Agente de Polícia Fernanda Pontes
(27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard