14/04/2021 18h13 - Atualizado em 14/04/2021 18h16

Operação integrada resulta em sete detenções no noroeste

Às seis horas da manhã, desta quarta-feira (14), policiais civis e militares, além de agentes da Secretaria da Justiça (Sejus) realizaram a Operação Integrada V, nos municípios de Boa Esperança e Pinheiros, no noroeste do Estado, que já tinha se iniciado no dia anterior, em São Gabriel da Palha. O resultado da operação foi:  sete detidos, além de drogas, armas e munições retiradas de circulação.

A ação reuniu policiais das Delegacias de Polícia (DP) de Boa Esperança e Pinheiros, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do 2º Batalhão da Polícia Militar (PMES) e polícia penal da Secretaria da Justiça.

“O trabalho conjunto é imprescindível para o sucesso das operações. Esta é a quinta edição da Operação Integrada e alcançamos resultados importantes para os municípios onde temos atuado. As investigações continuam em andamento e novas ações como esta serão realizadas”, afirmou o superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Landulpho Lintz.

O objetivo das equipes era cumprir 12 mandados, entre busca e apreensão e de prisão, resultantes de investigações realizadas pela DP de Boa Esperança. “Esta é uma resposta do Estado com relação aos últimos fatos que têm ocorrido em Boa Esperança, notadamente pela guerra do tráfico”, afirmou o titular da Delegacia de Polícia de Boa Esperança, delegado Wilian Dobrovosk.

As diligências tiveram início nessa terça-feira (13), com o cumprimento de um mandado de apreensão de uma adolescente, por ato infracional análogo ao crime de homicídio. Nas buscas, os policiais também apreenderam drogas, dinheiro e celulares. Já nesta quarta-feira (14), uma mulher, de 30 anos, foi presa em Pinheiros e autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Em Boa Esperança, cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia. Dois conduzidos foram autuados em flagrante e pagaram fiança, sendo liberados para responderem em liberdade. Um terceiro assinou Termo Circunstanciado também responderá em liberdade.   Outros dois homens, de 18 e 24 anos, foram presos em cumprimento de mandados de prisão.

Na casa do detido de 24 anos, os policiais ainda apreenderam uma pistola de airsoft, fabricada originalmente para a prática esportiva, mas que foi modificada para comportar munições de calibre .22 e ser usada como arma de fogo. Além desta, mais duas armas de fogo, munições e drogas foram apreendidas. Uma motocicleta adulterada foi recuperada.

O comandante do 2° Batalhão, tenente-coronel Mario Marcelo Dal Col, ressaltou que, apesar das adversidades enfrentadas devido ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, está sendo possível realizar um ótimo trabalho integrado com a Polícia Civil.

"Ainda estamos enfrentando um momento difícil por conta da pandemia, mas todos os esforços, sejam eles militares ou civis, têm sido recompensados com muitos resultados positivos. Continuaremos com as operações integradas em toda a área do Batalhão e contamos com o apoio das comunidades com informações imprescindíveis para o nosso trabalho", frisou Dal Col.

Texto: Camila Ferreira

Comunicação Interna - (27) 3137-9024