Governo do Estado do Espírito Santo
22/01/2025 17h08 - Atualizado em 23/01/2025 13h52

Operação ‘Killers’ da PCES: Inteligência avançada desmantela organização criminosa em Cariacica e Vila Velha

Foto: Alexandre Brito

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), tem se destacado no enfrentamento ao crime organizado com a "Operação Killers", que culminou na identificação de 14 suspeitos e na prisão de três indivíduos em 18 de dezembro de 2024.

Deflagrada em 07 de novembro, a operação contou com a colaboração de diversas unidades da PCES, como o Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e também a Subsecretaria de Inteligência (SEI), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa na manhã do último dia 15 de janeiro, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

A ação foi fundamental para desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas nos municípios de Cariacica e Vila Velha, com destaque para a prisão de um policial militar, que repassava informações estratégicas a traficantes. Além disso, foram apreendidos veículos de luxo e substâncias ilícitas durante a operação, reforçando a eficácia das investigações.

"Graças à análise detalhada dos dados obtidos de aparelhos celulares apreendidos, conseguimos identificar e desarticular uma organização criminosa bem estruturada, envolvida diretamente no tráfico de entorpecentes, o que demonstra a eficácia do trabalho de inteligência do Ciat no combate às atividades criminosas e mapeamento de estruturas de facções", disse o delegado Alan Moreno de Andrade, coordenador do Ciat.

A investigação revelou uma rede de tráfico de entorpecentes com envolvimento de figuras-chave do crime, como Gideon da Silva Jorge, conhecido como "Caveira", e José Cândido Javarini Filho, vulgo "Dé", apontado como chefe do tráfico da região de São Pedro, em Vitória.

A denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) inclui ainda acusados por crimes como associação criminosa e corrupção ativa, com a solicitação de prisões preventivas para 11 dos envolvidos. "Agradecemos o apoio do Ministério Público e Poder Judiciário, em especial ao Juízo da 1ª Criminal de Cariacica, por ter concedido os mandados e recebido a denúncia, sempre demonstrando que todos estão visando o bem social", pontuou o delegado Alan Moreno de Andrade.


Operação ‘Killers’ – O nome da operação faz referência ao clássico álbum "Killers", da banda Iron Maiden, como uma homenagem ao vocalista Paul Di'Anno, falecido em 2024.
 
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com      

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard