Governo do Estado do Espírito Santo
02/12/2025 17h22

Operação ‘Senhor das Armas’ prende dois irmãos foragidos no Norte do Estado

Na madrugada desta terça-feira (02), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, com apoio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio da Força Tática, da equipe K9 e de policiais militares da 18ª Companhia Independente, deflagrou a Operação ’Senhor das Armas’, com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto contra dois irmãos, de 22 e 24 anos, investigados pelos crimes de homicídio e roubo.

Os alvos foram presos na zona rural de São Gabriel da Palha, em região limítrofe com o município de Vila Valério. O local vinha sendo monitorado há cerca de um mês por equipes da Polícia Civil, após informações apontarem que os foragidos estavam escondidos na região.

Contra os dois irmãos havia cinco mandados de prisão em aberto, sendo quatro contra o suspeito de 22 anos e um contra o de 24 anos, todos expedidos pelo Juízo da Comarca de São Gabriel da Palha pelos crimes de homicídio e roubo.

Durante as buscas, as equipes constataram que o imóvel tinha um sistema de monitoramento com diversas câmeras instaladas, caracterizando uma verdadeira central de vigilância, montada com o objetivo de dificultar a ação policial. No local, foi apreendido um revólver calibre .32, carregado com seis munições, além da quantia de R$ 287,00 em espécie e uma porção de maconha.

“Os presos são figuras conhecidas nos municípios de Vila Valério e São Gabriel da Palha, sendo investigados por envolvimento em diversos homicídios, roubos e latrocínios. Atualmente, eles respondem a pelo menos nove procedimentos judiciais, além de inquéritos ainda em fase de apuração. Cerca de três meses atrás, ambos foram reconhecidos por vítimas como autores de uma tentativa de latrocínio ocorrida em São Gabriel da Palha”, informou o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, delegado Erick Lopes.

O nome da operação faz referência a uma ação policial realizada no ano de 2024, quando um dos investigados foi alvo de mandado de busca e apreensão e, na ocasião, foi localizado um verdadeiro arsenal de armas de fogo em sua residência, incluindo fuzil, duas submetralhadoras, pistola e grande quantidade de munições.

“A prisão dos irmãos permitirá o avanço e a conclusão de outros inquéritos de homicídios e roubos em andamento, contribuindo significativamente para a redução da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança da população dos dois municípios”, completou o delegado Erick Lopes.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard