A 5ª fase da Operação Vastum resultou em mais de 320 quilos de fios metálicos apreendidos e quatro pessoas conduzidas à delegacia. A ação foi deflagrada nessa quinta-feira (20), no município de Cariacica, com o objetivo de fiscalizar e coibir o comércio ilegal de material reciclável, especialmente cobre.
A Operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, nesta etapa, reuniu a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e Prefeitura de Cariacica.
O foco é combater o furto, roubo e a receptação de fios de cobre e outros produtos. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 11 estabelecimentos, como ferros-velhos. Um total 79 agentes participaram da ação integrada, sendo 30 policiais civis, 20 policiais militares, sete bombeiros militares, quatro policiais científicos e 18 representantes da Prefeitura e Guarda Municipal de Cariacica.
Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (21), em coletiva de imprensa realizada na Sesp. Na oportunidade, o subsecretário de Estado de Integração Institucional, coronel Marcio Celante, destacou a importância da integração entre as instituições para combater este crime. “Quando falamos em furtos de fios, temos que lembrar das consequências deste crime. É uma escola que fica sem aula por falta de energia, a internet que cai, prejuízos ao comércio… portanto, o combate a este crime significa proteger a sociedade de prejuízos importantes”, afirmou.
Além dos fios metálicos, as equipes apreenderam sucata de cobre, peças metálicas de mangueiras de incêndio, cabos de internet e até um bloco de motor pertencente a um veículo furtado no dia 17 de fevereiro em Jardim América, Cariacica. Os produtos foram apreendidos em estabelecimentos comerciais localizados nos bairros Maracanã e Castelo Branco.
Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia, sendo que três dos conduzidos foram autuados em flagrante pelo crime de receptação qualificada e encaminhados ao sistema prisional. Um dos conduzidos foi liberado, porém, o material encontrado no estabelecimento dele foi encaminhado para a perícia, e ele poderá ser indiciado ao final das investigações, que seguem em andamento, com o objetivo de rastrear o caminho dos produtos apreendidos.
A Operação Vastum foi criada em 2022 pela Polícia Civil. Em sua primeira edição, resultou na apreensão de mais de duas toneladas de fios e na prisão em flagrante de cinco pessoas, suspeitas de receptarem produtos roubados ou furtados. A segunda edição, em setembro de 2023, também foi conduzida pela PCES e resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de mais de 800 quilos de produtos.
As investigações foram robustecidas em 2024 e a Sesp passou a coordenar o Comitê Permanente Integrado de Repressão aos Furtos e Receptação de Fios de Cobre. O comitê reúne representantes das Forças de Segurança que compõem a Sesp, além do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), empresas de telefonia e concessionária de energia elétrica, que passaram a atuar de forma mais integrada e sistêmica.
Em 2024, houve duas etapas da Operação Vastum, em junho e dezembro. Juntas, as fases III e IV resultaram na prisão de sete pessoas e apreensão de fios, peças metálicas, ferramentas e cigarros contrabandeados. Também em 2024, o Disque-Denúncia 181 passou a dispor de um canal específico para receber denúncias de furtos e receptação de fios e cabos, inclusive com envio de fotos e vídeos. O ícone está disponível na página inicial do site disquedenuncia181.es.gov.br. Foram as informações recebidas pelo Disque-Denúncia 181 que serviram de base para as diligências da Vastum V.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com