Governo do Estado do Espírito Santo
18/11/2021 13h28 - Atualizado em 18/11/2021 13h39

Operação Voleur: PCES participa de operação nacional em repressão a crimes contra patrimônio

Polícias civis dos 26 estados e do Distrito Federal deflagraram, nessa quarta-feira (17), a Operação Voleur, de repressão a crimes contra o patrimônio, em especial subtração de aparelhos celulares. A operação é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e integra ações policiais desencadeadas em todos os estados para reprimir crimes de roubo, furto, receptação, com cumprimento de prisões e de buscas e apreensões.

No Espírito Santo, a coordenação ficou a cargo da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e a operação reuniu 108 policiais. As diligências tiveram início nas primeiras horas da manhã, resultando na prisão de 29 suspeitos, entre detidos em flagrante e por cumprimento de mandados de prisão, por crimes de furto e roubo. O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a importância da operação.

“Esta é uma ação importante, porque combate uma prática que perturba os cidadãos, os pequenos furtos e roubos, e que muitas vezes a sociedade acredita que não tem a devida resposta da Polícia. Todos os casos são investigados e reprimidos. A prova disso são os mandados de prisão expedidos pela Justiça e cumpridos, frutos de investigações da Polícia Civil”, afirmou Arruda.

Na Grande Vitória, foram cumpridos mandados de prisão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Também houve diligências nos municípios de Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Guaçuí, Castelo, entre outros.

Flagrantes no interior do Estado

No norte do Estado, uma equipe conjunta composta por policiais civis e militares de Rio Bananal prendeu três homens em flagrante, no momento em que furtavam baterias de uma oficina da cidade, na madrugada dessa quarta-feira (17). Os indivíduos, de 20, 21 e 22 anos, foram flagrados colocando vários produtos em um carro, entre eles baterias de carro, caixas de som e aparelhos de som automotivos. O trio foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado.

Já em Guaçuí, no sul do Estado, dois homens e uma mulher foram presos em uma residência no centro da cidade, em posse de cabos de telefone furtados na noite anterior. Outro homem foi detido no bairro São Miguel, sendo recuperados um notebook e um aparelho de TV. Os três homens foram autuados por furto qualificado, a mulher por receptação e todos também foram autuados por associação criminosa.

Operação nacional

O nome Voleur é uma referência a quem pratica crimes contra o patrimônio, roubando ou furtando para si o que não lhe pertence.

A delegada Nadine Farias Anflor, presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, pontuou que a ação desencadeada pelas Polícias Civis demonstra o compromisso das instituições nos estados em fazer frente aos crimes que causam insegurança para o cidadão, especialmente aqueles hediondos.

“Desencadeamos essa operação para analisar e reprimir de forma qualificada, cada vez mais, os crimes de roubos, furtos, roubos e cargas e aqueles corriqueiros, que também tiram a paz do cidadão”, observou a chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard