A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), e com apoio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), deflagrou a Operação Scutum, na última quarta-feira (08), em Vitória. Durante a ação, foi detido o indivíduo considerado o chefe do tráfico do Morro da Garrafa, também foi preso o braço direito dele.
A operação recebe o nome de “Scutum”, pois em português significa escudo, uma alusão à operação como o escudo da sociedade. A ação contou também com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
“A Polícia Civil do Espírito Santo vem desenvolvendo operações desde o ano de 2020, orientadas pelo nosso canal de inteligência e tiramos de circulação o nosso alvo, sem causar danos colaterais, sem danos à comunidade, sem exposição a risco. Desde 2020 já realizamos cerca de 40 operações com auxílio do CIAT, contabilizando 597 prisões qualificadas”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.
Durante a abordagem na residência do indivíduo apontado como chefe do tráfico, foram apreendidos uma pistola 9mm, mais de R$ 9 mil em espécie, seis unidades de crack, 35 cartuchos de 9mm, caderno de contabilidade do tráfico, balança de precisão e um documento falso. Já com o braço direito dele, foram apreendidos R$ 5.800,00 em espécie.
Ao todo na operação, foram apreendidas oito armas de fogo, considerável quantidade de drogas e materiais relacionados ao tráfico. “A investigação foi orientada pela inteligência. A equipe policial já conhecia quase todos os envolvidos no tráfico da região, pois já foram alvos de operações anteriores, além de terem passagem pela polícia”, informou o superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Romualdo Gianordoli.
Ao todo, seis envolvidos foram presos durante a operação, incluindo dois gerentes do tráfico, o sobrinho do indivíduo apontado como “dono” do morro e um suspeito de cargo menor na hierarquia do tráfico, que foi detido em flagrante. Com o suspeito, foram encontradas quatro armas de fogo.
Todos os detidos tinham passagem pela polícia, pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa, além de crime de homicídio, com exceção de um dos detidos que não tinha ligação com crimes de homicídio.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com