Governo do Estado do Espírito Santo
26/09/2025 11h23

PCES e PCIES, em parceria com a EDP, flagram furto de energia elétrica em barbearia na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, realizaram, nessa quinta-feira (25), uma inspeção em um imóvel comercial para apurar possível furto de energia elétrica, no bairro Parque Santa Fé, em Nova Almeida, na Serra. Não houve condução de suspeitos, uma vez que não foi caracterizado flagrante e a antiga locatária do espaço investigado não se encontrava no local.

No imóvel, situado em um prédio com várias lojas alugadas, foi encontrado um medidor de energia elétrica trifásico instalado de forma clandestina, sem cadastro ativo no sistema da concessionária. A perícia constatou que o equipamento, conhecido como “fantasma”, apresentava lacres violados e não registrava o consumo para fins de faturamento. De acordo com os peritos da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), essa situação causou prejuízo direto à distribuidora.

Segundo a EDP, o medidor irregular havia sido retirado de outra instalação e deveria estar sucateado. Durante a perícia, a equipe constatou que uma das lojas do imóvel, uma barbearia, estava sendo abastecida por um medidor regular em nome do proprietário do prédio, que acompanhou a ação. A antiga locatária do espaço atendido pelo medidor clandestino foi identificada como suspeita e deverá responder em inquérito policial.

A concessionária confeccionou um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), relatando as irregularidades. De acordo com a EDP, além da responsabilização criminal, os responsáveis deverão ressarcir os valores da energia não faturada, bem como os custos operacionais e administrativos, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Polícia Civil irá solicitar uma planilha detalhada do montante do prejuízo causado, que será encaminhada ao Ministério Público para subsidiar a ação penal.  


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard