Governo do Estado do Espírito Santo
29/09/2025 11h41

PCES e PMES apreendem adolescentes e localizam tonel com drogas em Boa Esperança

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos durante uma operação conjunta da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Boa Esperança, e das equipes de Inteligência, Força Tática e K9 da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizada na tarde da última sexta-feira (26), nos bairros Ilmo Covre e Vila Tavares, em Boa Esperança. Durante a ação, foram apreendidos maconha, cocaína, crack, loló, enterradas em um tonel, material para embalo e celulares.


De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Boa Esperança, delegado Felipe Augusto Cavalcanti Mariano, a operação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão, bem como de internação, expedidos pela 3ª Vara de Família da Comarca de Nova Venécia, contra os adolescentes suspeitos da prática de atos infracionais análogos a crimes de tentativa de homicídio, roubo, extorsão e tráfico de drogas.

No bairro Ilmo Covre, foi apreendido um adolescente de 16 anos, alvo de dois mandados de busca, apreensão e internação pelos atos infracionais análogos a tráfico de drogas e roubo. Ele foi localizado no quintal da residência, recebeu ciência dos mandados e foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia.

Já no bairro Vila Tavares, o alvo foi um adolescente de 17 anos, também com mandado de busca, apreensão e internação em seu desfavor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Ele foi encontrado em sua residência e acompanhado pela genitora durante o cumprimento do mandado. Um celular foi apreendido e entregue à autoridade policial.

Ainda no bairro Vila Tavares, próximo ao campo de futebol, a equipe K9 realizou buscas utilizando o cão policial Rex. Durante a varredura, o animal sinalizou para uma construção abandonada. No local, os militares encontraram um pequeno tonel enterrado no solo. Após a abertura, foram localizadas diversas porções de drogas, que foram apreendidas.

No total, foram apreendidos 163 buchas de maconha, oito pinos de cocaína, uma porção e cinco pedras pequenas de crack, cinco frascos de loló, dez pacotes de material para embalo de drogas e celulares.

Os adolescentes apreendidos e todo o material foram encaminhados à Delegacia Regional de Nova Venécia, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. Posteriormente, foram encaminhados para o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

O delegado Felipe Augusto Cavalcanti Mariano destacou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante direitos e proteção especial a crianças e adolescentes, mas ressaltou que essa proteção não pode ser confundida com impunidade em casos de atos graves.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em harmonia com a Constituição, consolidou o princípio da proteção integral, reconhecendo crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento. Esse marco legal estabelece que eles tenham prioridade absoluta na definição de políticas e recursos públicos”, explicou.

Ele acrescentou ainda: “Essa proteção, contudo, não pode, em nenhuma hipótese, servir como escudo para a prática de atos infracionais graves, que afetam a ordem pública e a tranquilidade social da comunidade de Boa Esperança”, disse o delegado.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard