Governo do Estado do Espírito Santo
05/02/2026 12h24

PCES prende dois suspeitos de alta periculosidade em operação integrada em Pancas

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Pancas, com apoio da Delegacia de Polícia (DP) de Alto Rio Novo e da Força Tática e da equipe K9 da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu, na noite dessa quarta-feira (04), dois suspeitos, de 26 e 21 anos, considerados de alta periculosidade, durante uma operação policial realizada no bairro Operário, no município de Pancas. Durante a ação, foram apreendidos uma arma de fogo, carregadores, munições e entorpecentes prontos para comercialização.

A ação, coordenada pelos delegados Átila Ambrózio de Freitas e João Seidel, titulares das Delegacias de Polícia (DP) de Alto Rio Novo e de Pancas, respectivamente, teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar, expedidos após investigações relacionadas a um tiroteio ocorrido no Centro de Pancas, na madrugada do último domingo (1º).

No dia dos fatos, houve uma confusão generalizada em uma praça no Centro da cidade, a qual foi encerrada após os envolvidos perceberem a presença policial. Segundo relatos de populares, um homem teria efetuado três disparos de arma de fogo para o alto e, em seguida, fugido para local ignorado.

Durante o período em que as equipes da Polícia Militar permaneceram no local, não foram registradas novas confusões nem pessoas feridas. Posteriormente, os policiais foram informados de que um homem deu entrada no hospital do município apresentando cortes pelo corpo, possivelmente causados por arma branca, além de hematomas. Questionada, a vítima relatou ter sido agredida por vários indivíduos na praça.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Polícia Civil iniciou as investigações, realizou diligências imediatas, analisou imagens que circularam após o fato e contou com informações repassadas por moradores, o que levou à identificação dos autores dos disparos.

A partir das provas reunidas, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão preventiva dos investigados e a expedição de mandados de busca e apreensão, medidas que foram autorizadas pela Vara Única da Comarca de Pancas.

Durante a operação policial realizada na noite dessa quarta-feira (04), as equipes da Polícias Civil e Militar se deslocaram até os endereços indicados nos mandados judiciais, localizaram e prenderam os dois alvos. No momento da abordagem, um dos suspeitos, um homem de 26 anos, tentou se desfazer de uma mochila, que continha uma arma de fogo — posteriormente identificada como a utilizada nos disparos —, além de entorpecentes prontos para comercialização. O segundo suspeito, de 21 anos, também tentou descartar uma pequena quantidade de maconha ao perceber a presença policial.

Com o apoio do cão farejador da PMES, foram realizadas buscas em dois imóveis, onde foram apreendidos entorpecentes e outros materiais ilícitos. "O detido, de 26 anos, confessou, de forma espontânea, a autoria dos disparos que causaram grande repercussão na comunidade na madrugada do último domingo (1º), em uma praça no Centro do município", disse o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pancas, delegado João Seidel.

De acordo com delegado, as diligências tiveram como foco a desarticulação de grupos envolvidos com o tráfico de drogas e crimes contra a vida na região. “Em uma resposta rápida das forças de segurança, foi possível prender os autores dos disparos, além de apreender a arma de fogo, carregadores, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. As investigações indicam que ambos possuem envolvimento com homicídios e exerciam atuação relevante no tráfico de drogas na região”, destacou Seidel.

Após a conclusão das diligências, os suspeitos foram conduzidos e apresentados à 15ª Delegacia Regional de Colatina. Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas majorado e também foi dado cumprimento aos mandados de prisão contra eles. Eles foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard