Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2024 12h27

PCES prende no Rio de Janeiro suspeito de homicídio em Vila Velha

Foto: Adriana Nascimento Amaral

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, desencadeou no último dia 13, a Operação Patruelis. A ação ocorreu no Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF/RJ).

O objetivo da operação foi cumprir dois mandados de prisão em desfavor de dois homens suspeitos de serem autores do homicídio de Raphael Oliveira de Assis Silva, ocorrido no dia 23 de junho deste ano no bairro Alecrim, em Vila Velha. Um dos suspeitos foi preso e o outro encontra-se foragido.

Os resultados da operação e da investigação foram apresentados em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde dessa terça-feira (20), na Chefatura da Polícia, em Vitória.

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, comentou sobre a prisão e ressaltou que a operação foi resultado de uma integração entre as polícias civis: “Destaco a importância de retirarmos de circulação indivíduos que cometem crimes bárbaros como esse. A vítima foi morta com frieza. Essas pessoas não podem conviver em sociedade. A cooperação entre estados é imediata, seguindo a determinação do Conselho Nacional dos delegados-gerais.”

O adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Vila Velha, delegado Cleudes Junior, detalhou a investigação sobre o homicídio que ocorreu na região. Segundo ele, após o crime, a equipe conseguiu identificar a placa da moto usada pelos autores e obteve um vídeo da ação criminosa, confirmado pelos depoimentos de testemunhas.

O motivo do crime envolveu desentendimentos pessoais e questões triviais. "A vítima tinha problemas psicológicos e discutiu com os autores por questões banais. Um dos suspeitos, que havia prometido matar a vítima caso ele aparecesse na região, cumpriu a ameaça", explicou o delegado Cleudes Junior.

O nome da operação, "Patruelis", é uma referência ao latim para primos, refletindo a brutalidade do crime. O vídeo do crime mostra um dos autores disparando nas costas da vítima enquanto ela implorava por sua vida e o outro autor continuou o ataque com disparos na cabeça e nos braços.

Após o crime, os suspeitos fugiram para o Rio de Janeiro. "Com o apoio da polícia do Rio e a inteligência das investigações, conseguimos localizar e prender um dos autores na Baixada Fluminense. A operação envolveu a execução de mandados de busca e apreensão em diversos locais", disse Cleudes Junior.

Ele também destacou que os suspeitos já tinham antecedentes criminais e que a crueldade do crime foi agravada pelo fato de que eram conhecidos da vítima e não se importaram com a presença de outras pessoas no local.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard