A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa), prendeu, na última terça-feira (23), um homem de 37 anos investigado pelo crime de estelionato. A prisão ocorreu no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com apoio de policiais civis da 134ª DP do município fluminense.
Os detalhes das investigações foram divulgados em coletiva na tarde desta segunda-feira (29), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
No mês de abril, a Defa foi procurada por oito vítimas que relataram terem caído em um golpe de investimento. Segundo elas, o suspeito se apresentava como especialista na área, alegando já ter trabalhado em uma grande corretora de investimentos do País.
“Ele dizia que seu desempenho havia sido tão expressivo que, ao decidir sair para atuar de forma independente, a corretora teria lhe oferecido um suposto fundo garantidor de R$ 5 milhões, assegurando que qualquer prejuízo até esse valor seria coberto pela empresa”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações, delegado Fabiano Alves.
Para convencer os investidores, o suspeito utilizava as redes sociais, onde se apresentava como especialista em investimentos. Ele publicava fotos em eventos da corretora, afirmando estar ali como palestrante ou destaque, e chegou até a participar de um podcast sobre o tema em um canal com mais de 500 mil inscritos, ampliando ainda mais o alcance do golpe. Das vítimas que procuraram a Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações, o prejuízo ultrapassa os R$ 3 milhões.
“Durante o período em que praticou as fraudes, o suspeito residia no município de São Mateus, onde a maioria das vítimas também morava. Aproveitando-se do convívio social e da boa aparência de sua residência em um bairro de alto padrão, ele atraía vizinhos e conhecidos para investir em seus falsos negócios”, disse o delegado Fabiano Alves.
Após a prisão no Rio de Janeiro, os policiais civis da Defa trouxeram o suspeito ao Espírito Santo e o encaminharam ao sistema prisional.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com