A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), vem intensificando o combate ao comércio ilegal de armas de fogo no Estado. A ações levam à apreensões de armas de fogo e avanços investigativos.
De acordo com o delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme),o trabalho combina investigações de longo prazo, que demandam maior complexidade, com ações pontuais que garantem a continuidade das operações e alimentam novas frentes investigativas.
“Nas últimas cinco semanas, cumprimos três mandados de busca e apreensão contra pessoas envolvidas na comercialização irregular de armas, resultando na apreensão de três armamentos. Embora sejam medidas iniciais, permitiram o avanço de novas investigações”, afirmou o delegado.
Entre os casos, um engenheiro mecânico de 38 anos fugiu ao perceber a presença policial, abandonando uma pistola calibre 9 mm com seletor de rajadas, de uso restrito. Ele já teve prisão representada nos procedimentos em andamento.
Um empresário de 40 anos, apontado como fabricante de armas, foi preso em flagrante na posse de um revólver calibre .22. "Durante as diligências, verificou-se que ele havia obtido uma pistola calibre 9 mm por intermédio da esposa, que não tem antecedentes criminais, como forma de ocultar a propriedade do armamento. Ele foi liberado mediante fiança de R$ 30 mil", disse o delegado.
O terceiro alvo, ex-servidor temporário, de 25 anos, foi submetido à busca após constatação de que uma de suas armas havia sido apreendida com traficantes. Ele será indiciado por comércio ilegal de armas.
"Os desvios cometidos por consumidores finais são uma das formas mais recorrentes de acesso do crime organizado a armamentos. A atuação integrada das unidades especializadas permite não apenas apreensões, mas também identificar as cadeias ilegais de circulação dessas armas”, declarou o delegado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693