Dando continuidade ao planejamento estratégico, a equipe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) se deslocou até a Delegacia Regional de Venda do Imigrante, a fim de adequar as novas tecnologias e a organização de toda a infraestrutura da rede, segundo as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O sistema de cabeamento foi estruturado e planejado para acomodar as frequentes mudanças, acréscimos e alterações nas unidades da PCES, se tornando a base de uma rede de informações moderna e eficiente. Esta reestruturação na unidade será capaz de agilizar as plataformas existentes e projetos, como o Teleflagrante, que passará a funcionar na delegacia.
Entre os principais serviços realizados pela DTI na Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante estão à organização do Rack, que permite uma visualização de todos os ativos ligados, facilitando a resolução de problemas e a instalação de Switch gerenciável, dando maior controle na gestão da rede da Delegacia, permitindo que o tempo de resposta para solução de problemas seja menor. Além disso, foram retirados ativos que estavam em desuso causando gargalos e lentidão na rede.
O objetivo do serviço realizado pela DTI é a adequação das unidades policiais para garantir a operacionalidade e estabilidade da rede de dados da PCES, sendo investidos até agora R$ 912.215,95 em reestruturações como esta.
“Esta reestruturação foi feita pela equipe do DTI que tem expertise, trazendo uma economia para os cofres públicos de aproximadamente R$ 35.000,00 tendo como referência contrato assinado com empresa de prestação de serviço de cabeamento estruturado”, informou a chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), a investigadora Geovânia Natalia.
Ainda de acordo com a investigadora, a implementação dos novos procedimentos e adequação às normas internacionais tornam a rede da PCES mais estável e segura. O cabeamento estruturado prepara as instalações para aplicações que dependem de uma estrutura física, o que permite com que dados, voz (telefonia), multimídia, videomonitoramento, audiências on-line e muito mais possam ser transmitidos de maneira segura, trazendo maior eficiência e efetividade para continuidade de implantação do Teleflagrante, serviço que já está presente em mais de 30 delegacias espalhadas por todo o Estado.
Para o titular da Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, delegado Carlos Henrique Simões, este projeto de reestruturação e a implementação do Teleflagrante na Delegacia representam um grande avanço para a PCES.
“A atual chefia está deixando um grande legado para a instituição e para a sociedade capixaba. Estamos trabalhando nos retoques finais de modo que tudo concorra acertadamente. Também estamos trabalhando e conversando com a Chefia para a localização de mais servidores para que em hipótese alguma haja problemas com o atendimento nas ocorrências e tramitação para a Central. Nos primeiros dias de funcionamento do Teleflagrante estaremos apoiando os plantonistas com servidores do expediente”, disse o delegado.
Texto: Victória Meireles, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
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