A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, realizou, na manhã desta terça-feira (29), uma operação para apurar três denúncias de crime de maus-tratos a animais no município. Durante as diligências, no bairro Jardim Guaranhuns, foi resgatado um cão da raça Border Collie que se encontrava em situação de maus-tratos.
As denúncias foram apuradas nos bairros Praia da Costa, Itapuã e Jardim Guaranhuns, em Vila Velha. A primeira foi descartada por ausência de irregularidades. Na segunda, foi lavrado um termo de correção, orientando o responsável sobre os cuidados com o animal. Já na terceira apuração, os agentes constataram a situação de maus-tratos, o que motivou o resgate do cão da raça Border Collie.
Segundo o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet, o animal permanecia preso em uma varanda, em local insalubre e sem acesso a água ou alimentação. “Entendemos pela presença do crime de maus-tratos, pois o animal estava em ambiente anti-higiênico, sem comida, sem água e sem qualquer condição de permanência digna. A residência encontrava-se trancada e sem a presença do responsável por vários dias”, relatou o delegado.
A Secretaria de Meio Ambiente do município atestou a insalubridade do local e realizou o recolhimento do animal, que foi entregue a um tutor provisório e será submetido à avaliação veterinária.
O proprietário será indiciado por maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental vigente. As demais pessoas relacionadas à ocorrência também serão intimadas para prestar esclarecimentos.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693